Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Eclipse da Lua no próximo mês será amplamente visível no Brasil

Publicada em 25/06/2020 às 10:49

‘Anel de fogo’, destaque do último domingo

A Índia e países próximos testemunharam o ‘anel de fogo‘, no céu no último domingo (21). É assim que foi apelidado este eclipse solar que impressionou pela forma, composta pela posição da Lua sobre o Sol. O fenômeno foi exibido online por diversos canais de astronomia.

Se você perdeu este momento incrível, não se preocupe: estão previstos ainda para o ano de 2020 três eclipses: dois lunares e um solar. De acordo com dados divulgados pela NASA, os próximos fenômenos acontecerão em em julho, novembro e dezembro.

Julho: Entre os dias 4 e 5, um eclipse lunar penumbral acontecerá no momento em que a Terra recebe um pouco da luz do Sol, que deveria ser direcionada para a Lua. A outra parte da Terra, uma sombra chamada de ‘penumbra‘ pelos especialistas, irá cobrir toda a Lua. O fenômeno começará à 1h30, horário de Brasília, e será visto da América do Norte, Pacífico, boa parte da África e, para a nossa sorte, também na América do Sul!

Novembro: Outro eclipse lunar penumbral acontece entre os dias 29 e 30, também visível por aqui, além de na Europa, América do Norte, parte da Ásia e Austrália. No Brasil, o fenômeno terá início às 5h32, horário de Brasília.

Dezembro: No dia 14, um eclipse solar total é esperado em função do movimento da Lua entre a Terra e o Sol, jogando uma sombra escura sobre o planeta. O fenômeno será visível do Chile, partes da Argentina e das seguintes regiões do Brasil: Brasília, Rio Branco, Maceió, Salvador, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Porto Velho, Florianópolis, São Paulo e Aracajú, com início às 14h05, horário de Brasília.

(Fonte/Foto: Hypeness)


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/06/25/eclipse-da-lua-no-proximo-mes-sera-amplamente-visivel-no-brasil/

Apoio