Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

‘Poeira’ do Saara atinge Cuba e já prejudica ar na Flórida

Publicada em 25/06/2020 às 18:19

A nuvem de poeira do deserto do Saara, que atravessou o Atlântico, atingiu Cuba nessa quarta-feira (24) e começou a afetar a qualidade do ar na Flórida, nos Estados Unidos, no mesmo dia. A qualidade do ar em Cuba piorou nesta quinta-feira (25) e a nuvem deve continuar sobre a ilha até sexta-feira (26).

Poeira do Saara (Godzilla) encobre a cidade de Havana, em Cuba, na tarde de quarta-feira (24)

Em Havana, o fenômeno causa uma deterioração considerável na qualidade do ar, segundo relatou o cientista Eugenio Mojena. Alguns especialistas chamam a intensa massa de ar muito seco e com poeira do deserto africano de “nuvem de poeira Godzilla”.

É um fenômeno que ocorre anualmente, mas parece ter se intensificado em 2020. Impulsionado por ventos fortes, o pó do Saara viaja através do Oceano Atlântico do oeste da África durante a primavera no hemisfério norte.

Nesta ocasião, a massa de ar seca e poeirenta percorreu 8 mil km até o Caribe e começou a encobrir desde o domingo (21) San Juan, capital de Porto Rico, que parecia envolta em uma camada de neblina. Agora, um sistema de alta pressão empurra o pó saariano até a costa do Golfo da Flórida.

(Fonte: G1. Imagem: AFP/Yamil Lage)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/06/25/poeira-do-saara-atinge-cuba-e-ja-prejudica-ar-na-florida/

Apoio