Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Novo normal do Coronavírus inclui aprender a respirar com calma

Publicada em 29/06/2020 às 10:31

O ato de respirar – na maior parte das vezes, feito sem perceber – se tornou ainda mais importante.

Pesquisas e estudos científicos tentam entender com precisão como o Coronavírus age no organismo humano. Os sintomas do vírus variam de paciente para paciente, mas há um ponto convergente na análise da pandemia: a doença pode atingir em cheio os pulmões de quem é contaminado.

Por conta disso, a falta de ar é uma das manifestações mais relatadas da doença. Em tempos assim, o ato de respirar – na maior parte das vezes, feito sem perceber – se tornou ainda mais importante.

O uso de máscaras de proteção individual pode ser incômodo mas é necessário para conter o vírus. Entretanto, é preciso observar se a absorção de oxigênio pelo organismo tem se mantido em nível suficiente para suprir as demandas corporais. A respiração feita de forma errada pode deixar o corpo em sistema de alerta constante. Isso é importante em situações de perigo, mas não no dia a dia.

Segundo especialistas, respirar pelo nariz é melhor que respirar pela boca. Isso porque as nossas narinas ajudam a filtrar e a tratar o ar que seguirá para os pulmões. Nas cavidades nasais, são encontrados cílios cobertos por um muco que acaba segurando algumas das partículas de poeira que podem entrar no nosso organismo. Com essa “limpeza”, elas acabam saindo ou caem na garganta, onde serão engolidas e digeridas pelo sistema digestivo.

Um hábito que pode ajudar a melhorar a respiração é aprender a utilizar o diafragma, músculo localizado entre a cavidade torácica e abdominal. A técnica, que ensina a inspirar pelo nariz e expirar pela boca sem expandir o peito, ajuda a acalmar o corpo e a mente. Ela deve ser feita pela manhã e à noite como forma de exercício.

(Fonte: Hypeness/Foto: Reprodução)


Leia mais NotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/06/29/novo-normal-do-coronavirus-inclui-aprender-a-respirar-com-calma/

Apoio