Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

HU alerta para a importância da vacina contra o sarampo

Publicada em 02/07/2020 às 10:58

O pediatra Cristiano Guedes alerta que a interrupção da vacina de rotina, eleva o risco de registro de casos dessas doenças imunopreveníveis.

Entre as doenças comuns ao período, está o sarampo e apesar da pandemia do Coronavírus, as doses de imunização necessárias de acordo com o calendário do Ministério da Saúde devem ser mantidas. Em Jundiaí, a oferta é feita em todas as Unidades Básicas de Saúde que não estejam atendendo pacientes com suspeitas de Covid-19.

Segundo o pediatra do Hospital Universitário, Cristiano Guedes, interromper a vacina de rotina, especialmente em menores de cinco anos, gestantes e outros grupos de risco eleva o risco de registro de casos dessas doenças imunopreveníveis.

Na instituição, nenhuma notificação foi registrada de sarampo nesse ano. A doença pode ser transmitida pela tosse ou espirro, por exemplo, e os principais sintomas são febre, irritação nos olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Desde agosto de 2019, crianças de seis a onze meses devem tomar a dose zero da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Entre quatro e cinco anos, é necessário um reforço da dose. Adultos que não sabem se foram vacinados contra o sarampo na infância podem procurar um posto de saúde e receber a dose.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a meta de imunização é de 95% dos públicos determinados.

(Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/02/hospital-universitario-alerta-para-a-importancia-da-vacina-contra-o-sarampo/

Apoio