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A força e os desafios dos profissionais do SAMU frente à pandemia

Publicada em 03/07/2020 às 08:48

Desde o início da pandemia, mais de 800 ocorrências relacionadas à doença foram registradas e atendidas pelo SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é hoje o principal componente móvel da rede de atenção às urgências não só em Jundiaí, mas em todo o país. Dentre as mais de 80 ligações diárias recebidas no município, as equipes são direcionadas às ocorrências de pacientes graves e outros casos que apresentam risco eminente.

Com a pandemia do Coronavírus, o trabalho dos profissionais que atuam da linha de frente, tomou destaque nas mídias e no dia a dia da população, trazendo reconhecimento e evidenciando a importância que sempre tiveram na sociedade. De acordo com o Dr. Mário Jorge Kodama, médico da unidade de Jundiaí, são sete pessoas no atendimento telefônico, três responsáveis pelo primeiro contato e em menos de um minuto o solicitante já está conversando com um dos médicos regulares que identificam a urgência e avaliam a necessidade do deslocamento das viaturas, feito por outro membro da equipe.

“É importante que a população utilize o serviço de forma correta e se conscientize sobre a necessidade ou não de acionar o SAMU. Em média, 50% dos casos são resolvidos via telefone, com a orientação do médico para o familiar ou para o paciente que, muitas vezes, não necessita ir até o hospital ou, se eventualmente precisar, consegue ir por meios próprios. Isso garante que em casos realmente graves, nós tenhamos ambulâncias disponíveis na base”, ressalta.

O médico também explica que os trotes, crime previsto pelo artigo 266 do Código Penal, atrapalham o bom funcionamento do serviço. Em variadas situações, os profissionais recebem desde xingamentos gratuitos, ameaças e até ligações de ocorrências falsas, ocasionando no deslocamento desnecessário da ambulância e resultando na demora do atendimento de urgência. Ainda assim, em meio aos desafios, a equipe possui muitas histórias emocionantes de superação para contar.

Combate ao Coronavírus

O primeiro caso de Coronavírus atendido pelo serviço foi no dia 13 de março e desde então os treinamentos e capacitações para esse tipo de ocorrência são frequentes e baseados em protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Criamos normativas técnicas que seguimos rigorosamente. É um procedimento que garante a segurança do profissional, de que ele está realizando o procedimento correto para não se contaminar. Produzimos vídeos, orientações escritas e rodas de conversa, e em todo momento que foi oportuno nós levamos e repassamos as informações para que eles pudessem trabalhar com segurança. Eles também recebem todo EPI (Equipamento de Proteção Individual) necessário para minimizar a exposição e qualquer risco possível”, explica o médico.

Atualmente o serviço recebe de 16 a 20 chamadas diárias para atendimentos de Coronavírus. Até o momento, mais de 800 ocorrências relacionadas à doença foram registradas e atendidas pelo SAMU.

O coordenador médico do serviço que funciona 24 horas via telefone 192, também chama atenção para o fato de que o telefone não deve ser utilizado para tirar dúvidas sobre a doença. É importante que a população se conscientize dessa questão e utilize o número 136, que foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde para esclarecimentos de todos os tipos de dúvidas relacionadas à Covid-19 ou o 156, da Prefeitura Municipal de Jundiaí.

(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)


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