Crianças escrevem cartas de apoio a profissionais da saúde
Alunos de um colégio de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, estão escrevendo cartas solidárias para incentivar profissionais da saúde que atuam no combate ao Coronavírus, pacientes e colaboradores. As correspondências, escritas de próprio punho pelos estudantes, levam palavras de encorajamento, solidariedade, amor, fé e incentivo em um momento de dedicação ao trabalho e de cuidados com a saúde.
“Em diálogo com as professoras encontramos uma maneira do trabalho ir além dos muros do colégio, pois uma palavra de aconchego neste momento tem grande valor”, relata a diretora Alessandra Fardin Bianchi, que se apaixonou pelo projeto e abraçou a ideia das professoras Marina Gasparini Fantaccini Mariotti e Taciana Cardozo Suarez.
O projeto Cartas Solidárias surgiu nas turmas do 3º ano por meio do trabalho com o gênero textual carta e com a leitura e discussões do livro paradidático “Quem ama partilha” de Fernando Carraro. Este livro traz reflexões acerca dos Valores Maristas, como solidariedade e fraternidade.
Segundo as docentes, a empatia e a cooperação devem estar presentes na vida dos alunos, dentro e fora do âmbito escolar. “É uma doação do nosso tempo. O exercício incentiva a colaboração, promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização, levando conforto, esperança e carinho para tornar o dia das pessoas melhor”, explicam as professoras Taciana e Marina.
(Fonte: Catraca Livre/Foto: Divulgação)