Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

5 nutrientes para redobrar a atenção nos cuidados com a imunidade

Publicada em 09/07/2020 às 13:49

Preocupação com a defesa do organismo aumenta em períodos de clima frio; atenção à alimentação

O clima está mudando e os dias mais frios chegaram. Com isso, aumenta-se a preocupação com a imunidade. E em tempos de pandemia o cuidado deve ser redobrado. É importante uma nutrição integrada aos cuidados com a saúde para potencializar as defesas corporais. A alimentação é o maior alicerce. A natureza oferece uma rica variedade de alimentos que fornecem nutrientes equilibrados.

Confira 5 nutrientes e os seus respectivos alimentos para você já incluir na lista de compras da semana:

Vitamina A: ovos, peixes e frutos do mar, desempenham um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. É capaz de atuar na diminuição dos danos ao DNA, além de possuir propriedade antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres.

Vitamina C: essencial no fortalecimento do sistema imunológico, pois ajuda a reparar e regenerar os tecidos contra doenças. Em maiores concentrações, ela ajuda a diminuir a duração e os sintomas de resfriado. São fonte de vitamina C as frutas cítricas, como acerola, goiaba, kiwi, morango, laranja, e os vegetais e legumes – pimentão, brócolis, couve.

Vitaminas do complexo B: todas são importantes para a manutenção do sistema imunológico, especialmente a vitamina B6. O complexo B pode ser encontrado na batata inglesa, aveia, banana, gérmen de trigo, abacate, levedo de cerveja, cereais, sementes, espinafre, peixe, leite e ovos.

Vitamina E: uma vitamina lipossolúvel necessária para o bom funcionamento de diferentes órgãos do corpo, além de ter alta propriedade antioxidante. A vitamina E é normalmente encontrada em alimentos como cereais, óleos vegetais, carnes e ovos.

Selênio: mineral presente em maiores quantidades na castanha do Pará, mas que está presente em outros alimentos como cereais – arroz integral. Ele tem ação de aumentar a resistência do sistema imune, potencializando a resposta do corpo no combate de combater as doenças infecciosas.

(Fonte: Globo.com/Foto: Katie Smith/Unsplash)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/09/5-nutrientes-para-redobrar-a-atencao-nos-cuidados-com-a-imunidade/

Apoio