Unesp e Unicamp anunciam alterações nas datas do Vestibular 2021
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) alterou as datas do vestibular 2021 e anunciou mudanças na aplicação das provas em decorrência da pandemia do CoronavÃrus. A primeira fase foi transferida de 15 de novembro para os dias 30 e 31 de janeiro. Já a segunda etapa mudou de 13 e 14 de dezembro para 28 de fevereiro de 2021.
O resultado será divulgado em 19 de março. As novas datas foram definidas de maneira que as provas não cairão nos mesmos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e dos vestibulares da Fuvest (USP) e Unicamp.
Além do adiamento das provas e do resultado, a Unesp fez mudanças na aplicação do Vestibular. Para diminuir a aglomeração da primeira etapa, a instituição dividiu a fase de conhecimentos gerais em dois dias (sábado e domingo).
- 30 de janeiro de 2021: candidatos da área de Biológicas
- 31 de janeiro de 2021:Â candidatos de Exatas e Humanas
As provas da primeira etapa permanecem com o mesmo formato das edições anteriores, as quais são compostas por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. Segundo a organização da seleção, a divisão dos candidatos foi feita considerando a média de inscritos para cada área.
Por sua vez, a segunda etapa teve redução de dois para um dia de aplicação. A Unesp informou que a composição das provas e a possibilidade de aproveitamento Enem serão decididos após reunião dos colegiados e divulgados o mais em breve possÃvel.
UNICAMP
Já a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também já tem o novo calendário do vestibular 2021 disponÃvel. As inscrições deverão ser realizadas de 30 de julho a 8 de setembro.
A instituição optou por realizar a primeira fase em dois dias para diminuir a quantidade de candidatos nas provas. A etapa será realizada em 6 e 7 de janeiro de 2021 e contará com 72 questões objetivas.
- 6 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas
- 7 de janeiro: candidatos aos cursos de Ciências Biológicas/Saúde
Já a segunda etapa do Vestibular 2021 está prevista para os dias 7 e 8 de fevereiro. A Unicamp também ampliou o número de locais de provas, além de incluir Barueri e Fernandópolis aos municÃpios do vestibular. Quanto a possibilidade de seleção Enem-Unicamp 2021, a universidade explica que a mudanças das datas do Enem 2020 pode impossibilidade o uso da pontuação para o ingresso em seus cursos. Em caso de cancelamento, as vagas serão transferidas para o preenchimento pelo vestibular 2021.
(Fonte: UOL/Foto: Reprodução)