Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí aprova uso do nome afetivo por crianças adotadas

Publicada em 15/07/2020 às 17:52

Decreto municipal foi assinado nessa quarta-feira (15)

A partir de decreto municipal assinado nesta quarta-feira (15), Jundiaí se junta ao restrito grupo de cidades brasileiras onde há permissão para que crianças e adolescentes adotados utilizem o nome da nova família. Ou seja, não há mais necessidade de aguardar o término do processo de adoção para usar o nome afetivo, aquele escolhido pelos responsáveis legais.

Com a sanção da lei, o campo “nome afetivo” deverá constar nos registros de sistemas de informação, de cadastros, de programas, de serviços, de fichas, de formulários, de prontuários e congêneres de locais como escolas e creches, Unidades Básicas de Saúde, entre outros espaços.

“A guarda definitiva envolve uma série de burocracias, muitas vezes, não conhecidas por quem enxerga o problema do outro lado. São muitos os constrangimentos pelos quais as crianças adotivas passam no dia a dia por serem chamadas pelos nomes de origem, que não trazem boas lembranças. Ficamos felizes com a sensibilidade do poder público em responder a esse anseio de muitas famílias”, explica Nancy Vital, mãe de três filhos adotivos.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Foto: Pixabay)


Leia mais InclusãoNotíciasVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/15/jundiai-aprova-uso-do-nome-afetivo-por-criancas-adotadas/

Apoio