Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Mãe de Jundiaí salva filho de 10 meses engasgado com leite materno

Publicada em 15/07/2020 às 10:02

Alessandra Prates Cavalcanti de 39 anos, comerciante e moradora de Jundiaí, descobriu da maneira mais difícil a importância de toda mãe conhecer a Manobra Heimlich – usada para desobstruir as vias respiratórias, principalmente de crianças que ainda se alimentam principalmente com leite.

Alessandra aprendeu a manobra em um grupo da internet

Mãe de primeira viagem, ela estava na casa da cunhada, na tarde do domingo (12), quando seu filho, de apenas 10 meses, engasgou com o leite materno. “Ele estava nervoso, chorando e por isso fui dar o peito. Só que ele deve ter puxado de uma vez [o leite] e engasgou. Me deu um desespero total”, conta.

Alessandra ainda diz que o pequeno Daniel começou a ficar “roxinho”, já que não conseguia respirar, o que levou todos os que estavam na casa e se desesperar. “Meu marido estava trabalhando. Disse para minha cunhada ficar olhando para ver se o Dani desengasgava. Comecei então a fazer a Manobra de Heimlich, que aprendi em um grupo da internet quando estava grávida”, explica.

Ela contou que virou o filho de bruços, com a cabeça um pouco inclinada para frente, e passou a dar palmadas secas nas costas do menino, conforme manda o procedimento. Pouco tempo depois, para seu alívio, notou que o pequeno Daniel havia volta a respirar. “Percebi da maneira mais difícil que a técnica funciona. Na hora, fiquei nervosa, tremi, mas sabia que tinha que fazer aquilo”, disse. Ela contou que não pensou em chamar socorro, já que tudo aconteceu muito rápido.

Desde o começo do ano, diversos casos envolvendo crianças engasgadas tiveram finais felizes graças à intervenção da Polícia Militar. A corporação ensina o procedimento de Heimlich nas escolas de praças e oficiais, fato que se mostrou extremamente importante na hora de salvar a vida de crianças engasgadas, cujos pais pedem ajuda da PM.

(Fonte/Foto: Imprensa Policial)


Leia mais CidadesNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/15/mae-de-jundiai-salva-filho-de-10-meses-engasgado-com-leite-materno/

Apoio