Rua do Bom Jesus, no Recife, foi eleita a 3ª mais bonita do mundo
A Rua do Bom Jesus, uma das mais famosas do centro do Recife (PE), foi eleita a terceira mais bonita do mundo pela revista americana Architectural Digest, atrás apenas da Setenil de Las Bodegas, na Espanha, e da Washington Street, em Nova York (EUA).
A publicação americana destaca a “beleza e o colorido dos casarios, das palmeiras altas da Rua do Bom Jesus e a primeira sinagoga construída nas Américas, a Kahal Zur Israel”. A rua recifense é a única brasileira na lista das 31 mais bonitas do mundo.
Considerada a mais antiga do Recife, recebeu esse nome por causa do arco de Bom Jesus, antigo portal da cidade.
De acordo com a bibliotecária Lúcia Gaspar, da Fundação Joaquim Nabuco, desde o tempo da ocupação holandesa, a Rua do Bom Jesus era a mais importante do Bairro do Recife, possivelmente em decorrência de seu traçado natural de velha estrada, que conduzia viajantes procedentes de Olinda.
Inicialmente, a via era conhecida como Rua do Bode (Bockestraet). Durante o domínio holandês, tornou-se a rua predileta dos israelitas, passando a ser chamada “Rua dos Judeus”. “Quando eles deixaram Pernambuco, foi denominada de Rua da Cruz”, diz Lúcia.
(Fonte: Catraca Livre/Foto: Ferreira)