Um dos cafés mais lindos do mundo fica no Brasil
Se devotarmos nossa atenção somente aos detalhes, à  arquitetura e aos adornos decorativos ao entrarmos na Confeitaria Colombo, no centro do Rio de Janeiro, poderemos pensar que estamos pisando em um palácio de uma antiga nobreza ou em um museu: e de certa forma estaremos. Fundada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, a Colombo é a mais respeitada confeitaria do Rio, uma das mais importantes e tradicionais do paÃs, como um museu do sabor e da elegância.
Tombada como Patrimônio Cultural e ArtÃstico da cidade, a Confeitaria Colombo é parte indissociável da história do Rio de Janeiro – os maiores da cultura nacional, como Olavo Bilac e Machado de Assis, batiam ponto nos balcões e mesas da Colombo. E não somente: Chiquinha Gonzaga, Rui Barbosa, Villa-lobos, Lima Barreto, José do PatrocÃnio, e os presidentes Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas – eventualmente acompanhados de reis e rainhas do mundo – eram também frequentadores habituais.
Se os quitutes, pratos e sanduÃches há mais de um século atraem os clientes – com especial destaque para o café de manhã -, a arquitetura e decoração em estilo art nouveau, repleta de espelhos de cristais belgas, mármores impressionantes, piso e detalhes em jacarandá, também convida o visitante, a rever com os próprios olhos a Bellé Èpoque hoje, no centro do Rio.
Eleita como um dos 10 café mais belos do mundo pelo site U City Guides, a Confeitaria Colombo fica na Rua Gonçalves Dias, 32, aberta de segunda à sexta, das 9h às 19h, e nos sábados e feriados das 9h às 17h.
(Fonte: Hypeness/Foto: Divulgação)