Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Estrutura de galáxias gigante próxima da Via Láctea é descoberta

Publicada em 17/07/2020 às 16:14

Essa estrutura maciça, uma das maiores já descobertas, contém milhares de galáxias e está a 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Parece bem longe, mas esta é uma distância relativamente curta em “termos cósmicos”. A Muralha do Polo Sul rivaliza em tamanho com a Grande Muralha de Sloan, a sexta maior estrutura cósmica já descoberta.

A Muralha do Polo Sul foi detectada através de dados coletados por cientistas

Por causa de sua complexidade e distância, a imagem da muralha não se baseou na observação direta com um telescópio. Além disso, a muralha está “escondida” há anos em meio a nuvens moleculares e poeira logo atrás de nossa própria galáxia, em uma região chamada Zona de Evitamento.

A presença da Muralha do Polo Sul, nas imediações do Polo Sul celeste, foi detectada graças a dados que cientistas começaram a coletar três anos atrás. “Não podemos vê-la diretamente, mas podemos perceber sua influência gravitacional”, explica o cosmógrafo Daniel Pomarède, professor da Universidade de Paris-Saclay e membro da equipe de pesquisadores, em entrevista à BBC.

A pista inicial da existência dessa muralha, portanto, foi sua gravidade e força de atração sobre os corpos celestes que a rodeiam. Ao analisarem um catálogo de velocidades de 18 mil galáxias, a equipe pode elaborar um mapa 3D do Universo em que aponta a localização da Muralha do Polo Sul.

No espaço, as galáxias não se encontram espalhadas de maneira aleatória, mas se agrupam nessas muralhas e formam o que os astrônomos chamam de “rede cósmica”.

(Fonte: Hypeness/Foto: Reprodução)


Leia mais AstronomiaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/17/estrutura-de-galaxias-gigante-proxima-da-via-lactea-e-descoberta/

Apoio