Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

INSS inicia projeto-piloto para análise de documentação na pandemia

Publicada em 17/07/2020 às 12:55

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) inciou um projeto-piloto no Estado de São Paulo, chamado Exigência Expressa. A gerente-executiva do INSS,em Jundiaí, Valéria Nicolassa explicou a nova formatação de entrada de documentos, em razão da pandemia, em entrevista ao Boletim TVTEC.

A gerente do INSS em Jundiaí, Valéria Nicolassa, em entrevista à jornalista Mariana Meira no Boletim TVTEC

Segundo ela o INSS, na busca de alternativas para atender os cidadãos nesse período de agências fechadas em obediência aos protocolos para evitar a Covid-19, criou como alternativa a instalação de urnas, nas portas das unidades, para ajudar quem tem dificuldade em acessar a internet. “Colocamos ali, também, as exigências para complementar a análise do requerimento de benefícios”, explica Valéria.

As urnas para captar a documentação estão instaladas em todas as agências dos 645 municípios no estado de São Paulo. O horário de funcionamento é das 7 às 13 horas e basta colocar as cópias simples dos documentos solicitados, quando houve algum pedido de exigência, dentro de um envelope lacrado, registrando os dados pessoais na área externa do envelope.

“Não estamos aceitando documentos originais porque há muita dificuldade na devolução”, conta a servidora pública. “Basta uma cópia simples da documentação. Esses documentos são recolhidos, digitalizados e vão para análise. O resultado tem sido bastante positivo e muitos elogios pela alternativa adotada no estado de São Paulo”, completa Valéria. O interessado é informado dos resultados no site do INSS ou pode fazer a consulta a respeito pelo telefone 135.”Não existe um prazo específico para a análise, de dez ou 15 dias, mas o processo tem sido muito rápido”, garantiu.

Veja a entrevista com a gerente-executiva do INSS em Jundiaí, Valéria Nicolassa, no Boletim TVTEC:

https://www.facebook.com/tvtecjundiai/videos/311894646859010/

(Imagem: Divulgação)


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/17/inss-inicia-projeto-piloto-para-analise-de-documentacao-na-pandemia/

Apoio