Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Confira dicas indispensáveis antes de renegociar dívidas

Publicada em 21/07/2020 às 11:30

A principal orientação é buscar a renegociação de dívidas quando tiver condições de pagar

A falta de educação financeira tem levado muitos brasileiros ao endividamento e inadimplência. Muitas empresas estão abertas para negociar as dívidas, principalmente de forma online, são os famosos Feirões Limpa Nome. Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, elaborou algumas orientações que devem ser colocadas em prática antes da negociação das dívidas:

  • Primeiro entenda que você terá que repensar na vida financeira de toda família para poder pagar a dívida.
  • Fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, saber exatamente quais são seus ganhos e gastos mensais. Com os números em mãos, elimine despesas desnecessárias.
  • Colocar na ponta do lápis todas as dívidas que possuir.
  • Destacar as de produtos e serviços essenciais – como energia elétrica, água e moradia – e as de maior incidência de juros – como cheque especial e cartão de crédito. Esses pagamentos devem ser prioridade.
  • Vá para a negociação apenas quando souber o quanto terá disponível mensalmente para pagar.
  • Se tiver reservas financeiras para quitar as dívidas, negocie para obter bons descontos. Se não conseguir, poupe mensalmente e as rendas extras, como o 13º salário, para voltar a negociar em breve.

“Esses passos são extremamente necessários, pois só se deve buscar a renegociação de dívidas quando tiver condições de pagar, ou seja, após conhecer as suas finanças e se planejar. Um passo precipitado pode até piorar a situação”, orienta Domingos.

(Fonte: Catraca Livre/Foto: Reprodução/Istock)

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/21/confira-dicas-indispensaveis-antes-de-renegociar-dividas/

Apoio