Entenda o que deixa o álcool gel pegajoso e melequento
Você anda sentindo que o álcool em gel está um pouco mais pegajoso e melequento depois do surgimento da pandemia do CoronavÃrus?
No começo do surto mundial da doença, o higienizador de mãos acabou sendo produzido em larga escala para suprir o aumento da demanda mundialmente, mas um dos seus componentes básicos, o carbopol, ficou escasso, obrigando produtoras ao redor de todo o mundo a substituÃrem essa substância (o que deixou o álcool em gel mais grudento).
Desde abril, o produto está em falta mundialmente e logo o governo brasileiro autorizou as indústrias a substituÃrem os seus componentes para manter a efetividade do etanol. Sem o carbopol ou substitutos, o álcool evaporaria e não seria capaz de eliminar o CoronavÃrus, sendo ineficaz na proteção.
As substituições que foram encontradas para o carbopol são as que deixam a mão mais grudenta e criam uma ‘pelÃcula’ que tem incomodado muita gente nas redes sociais. Por isso, se sua mão ficar um pouquinho grudenta depois de passar aquele álcool em gel que comprou no mercado, não se assuste: é normal e, em breve, o carbopol voltará à composição do higienizador de mãos.