Imagens inéditas de sonda da Nasa mostram “fogueiras” na superfície do Sol

Publicada em 22/07/2020 às 08:45

O Sol é um astro de temperamento literalmente explosivo, que não permite que nada ou ninguém se aproxime demais – e por isso as novas imagens de nossa estrela preferida feitas “de perto” pela sonda Solar Orbiter são históricas: lançada neste ano pela Agência Espacial Europeia, a sonda chegou a “somente” 77 milhões de quilômetros da superfície solar para registrar o Astro-Rei em toda sua magnitude.

As complexas dinâmicas do comportamento solar registrado pela sonda

Em meio às diversas descobertas levantadas através do registro realizado pela Solar Orbiter estão uma série de pequenas explosões, como “fogueiras de acampamento” ocorridas na superfície em um milionésimo do tamanho das costumeiras explosões solares.

As fogueiras são como pequenas erupções que, segundo cientistas, podem começar a explicar um misterioso fenômeno chamado de ‘aquecimento coronal’, quando partes da camada exterior do Sol – também conhecida como “corona” – se tornam de 200 a 500 vezes mais quentes que camadas abaixo.

Realizando uma série de voltas ao redor do Sol, a cada contorno completado a sonda se aproxima um pouco mais – o objetivo é chegar tão próximo quanto a 43 milhões de quilômetros de distância, com a SolO dentro da órbita de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.

As últimas fotos apresentadas mostram a passagem mais recente pelo astro-rei, dentro da órbita de Vênus – para medidas de comparação, a Terra orbita em uma média de 149 milhões de quilômetros de distância do Sol. As imagens da sonda são as mais próximas já feitas, mas não de melhor qualidade, realizadas pelos imensos telescópios solares em solo terrestre.

(Fonte: Hypeness/Foto: ESA/NASA)