Conselho da Pessoa Com Deficiência discute atendimento na pandemia
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) realizou nesta quinta (23) uma reunião em formato online, com a participação do público. Entre os assuntos tratados estiveram os atendimentos às pessoas com deficiência, realizados por vários órgãos e entidades, durante a pandemia.
Participaram da videoconferência representantes do Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), diretoria de Apoio a Conselhos e Entidades, unidades de gestão de Educação e Promoção da Saúde e das assessorias de Políticas para Pessoas com Deficiência e de Políticas de Direitos Humanos, entre outros. Todos ressaltaram o fato de que os atendimentos não pararam – apenas foram adaptados para a nova realidade.
No NAPD, por exemplo, todos os profissionais estão fazendo teleatendimento; foram mais de 1.400 desde o início da pandemia. Já a diretora do Departamento de Educação Inclusiva da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Karina Verardo, destacou que a rede municipal conta hoje com cerca de 800 alunos com deficiência, que são acompanhados de perto pela UGE. “Todos recebem tarefas online ou presencialmente, de forma adaptada, e envolvemos também a família nesse trabalho”, afirmou.
Presidente do CMDPCD, Ivanilde Oliveira de Jesus agradeceu a presença e o empenho de todos os integrantes para manter o atendimento, mesmo em uma situação tão difícil como a vivenciada atualmente. “Sou muito grata por fazer parte desse Conselho e essa foi uma oportunidade para compartilhar com a população o que está sendo feito em prol das pessoas com deficiência”, afirmou.
O CMDPCD foi eleito para o biênio 2019/2021, conforme determina a Lei Municipal 6.059/2003, e é composto por 30 pessoas (entre titulares e suplentes), representando o Poder Público, a Sociedade Civil, Movimentos e Ações de PCD e outras entidades.
(Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí)