Fuvest vai reservar 50% das vagas para candidatos de escolas públicas
Pela primeira vez, a USP vai reservar metade das vagas para candidatos de escolas públicas. No ano passado, 45% das vagas foram destinadas às cotas. A Fuvest destaca a importância do aumento para 50% no vestibular do ano que vem. “Eu considero esse um fato notável e ele tem que ser registrado com ênfase porque ele revela, demonstra o interesse da USP pela inclusão dos alunos das classes mais desfavorecidas, ou seja, aqueles que na maior parte da Fuvest”, afirma a Prof. Dra. Belmira Bueno, diretora-executiva do Fuvest.
Na USP, a mudança da data do Enem não interferiu no plano da universidade de tornar o Sisu uma das principais modalidades de ingresso e, pela primeira vez, metade das vagas da universidade será destinada a alunos que cursaram o Ensino Médio todo em escolas públicas. No próximo ano, serão oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest. As 2.905 vagas destinadas pela Universidade de São Paulo para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu)/Enem estão mantidas.
Outras regras para o vestibular da Fuvest também foram oficializadas nesta quarta-feira (22). A principal diferença está relacionada às provas de habilidades específicas. As de artes visuais foram eliminadas e as provas de música e artes cênicas serão on-line. As inscrições vão de 31 de agosto até 23 de outubro. A taxa de inscrição custa 182 reais. Pedidos de isenção ou redução do valor podem ser feitos até a próxima sexta-feira, dia 24, e as provas serão aplicadas em duas fases. A primeira, no dia 10 de janeiro, e a segunda nos dias 21 e 22 de fevereiro.
(Fonte: G1/Foto: Divulgação/USP)