Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Lua é pelo menos 85 milhões de anos mais jovem do que se pensava

Publicada em 24/07/2020 às 09:54

Estudo aponta que a lua teria se formado há 4,425 bilhões de anos

Descobertas recentes revelam que o satélite da Terra é, na verdade, um tanto mais jovem do que antes pensávamos – mais precisamente 85 milhões de anos a menos. E não para por aí: o estudo realizado por pesquisadores do Centro Aeroespacial da Alemanha descobriram que, além de esconder a idade a lua também possui um passado um tanto singular: ela um dia teve um furioso e ardente oceano de magma de 1000 km de profundidade.

Para tais descobertas, os cientistas remontaram a própria formação da Lua, quando um protoplaneta, de tamanho semelhante a Marte, se colidiu com a Terra – dos escombros da colisão, um dos corpos cósmicos se tornou a Lua. Antes se estimava que tal sequência teria acontecido há cerca de 4,51 bilhões de anos, mas novos cálculos chegaram a uma nova e mais precisa data, com essa nada discreta diferença de 85 milhões de anos: a Lua em verdade teria se formado há 4,425 bilhões de anos.

A conta foi atualizada a partir da descoberta do tal oceano de magma lunar, analisando sua composição e calculando a formação dos minerais formados a partir da solidificação do magma esfriado. “Ao comparar a composição média das rochas da Lua com a composição prevista do oceano de magma a partir do nosso modelo, conseguimos rastrear a evolução do oceano de volta ao seu ponto de partida, no momento em que a Lua foi formada”, afirmou Sabrina Schwinger, pesquisadora do Centro Aeroespacial da Alemanha e autora da pesquisa.

(Fonte: Hypeness/Foto: Reprodução)


Leia mais AstronomiaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/24/lua-e-pelo-menos-858-milhoes-de-anos-mais-jovem-do-que-se-pensava/

Apoio