Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Google desenha touchpad para controlar smartphone com as mãos

Publicada em 27/07/2020 às 09:01

O mais novo passo tecnológico ao futuro anunciado pelo Google é uma espécie de ‘smart tattoo‘ – uma tatuagem inteligente capaz de transformar nossa pele em um touchpad. Em suma, por meio da tatuagem smart poderemos controlar aparelhos literalmente com nosso corpo – e assim o toque na pele passa a ganhar sentidos muito mais amplos que o usual. Batizado como SkinMarks, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2017 por pesquisadores alemães da Universidade de Sarre com apoio do Google.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2017 por pesquisadores alemães

O princípio é uma tinta condutora selada termicamente em um papel de tatuagem para ser marcada no corpo – com isso, sem precisar olhar para o dispositivo, somente por meio do toque sobre o desenho, o usuário poderá controlar um aparelho. O resultado extraordinário parte, no entanto, de um princípio simples: a inserção de sensores no corpo que permitem o acesso e o controle dos aparelhos pelo toque na pele.

Segundo consta, o objetivo do projeto é tornar a conexão aos dispositivos um processo ainda mais natural, e para isso os sensores deverão ser aplicados em partes curvas e articuladas da pele, como na lateral dos dedos – mas a tatuagem poderá também ser ‘instalada‘ sobre superfícies irregulares ou partes ósseas do corpo.

A pesquisa do SkinMarks não necessariamente resultará, no entanto, em um produto propriamente – muitos dos investimentos do tipo pela empresa buscam financiar uma pesquisa e um processo que poderá ser utilizado ou mesmo gerar tendências e novas tecnologias, para além de sua aplicação comercial.

(Fonte: Hypeness/Foto: Divulgação)


Leia mais NotíciasTecnologia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/27/google-desenha-touchpad-para-controlar-smartphone-com-as-maos/

Apoio