Caixa Econômica Federal permite pausa de 180 dias no financiamento
A Caixa Econômica Federal ampliou a pausa no pagamento das prestações dos financiamentos imobiliários de 120 dias para 180 dias.
A prorrogação não é automática para os clientes do banco que já tinham solicitado a pausa de 120 dias no pagamento. Todos que desejarem ampliar para 180 dias deverão fazer o pedido pelo aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones oficiais.
A medida é válida tanto para os contratos realizados por meio do programa Minha Casa Minha Vida (Faixas 1,5, 2 e 3) e como para SBPE Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos. A expectativa é que os pedidos de pausa cheguem em 4,46 bilhões de reais. “Esta prorrogação é uma resposta à demanda da sociedade”, disse Pedro Guimarães, presidente da Caixa, em coletiva realizada na semana passada.
Inicialmente, a Caixa pausou os pagamentos de financiamentos habitacionais por dois meses. Mas o prazo foi aumentado para três e quatro meses, posteriormente. Desde março, 2,4 milhões de contratos habitacionais foram pausados pelo banco, somando 8,6 bilhões de reais.
Vale destacar que durante o período de pausa o contrato não está isento da incidência de juros, seguros e taxas. Apesar de a taxa de juros e o prazo contratados originalmente não sofrerem alteração, os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato.
(Fonte: Exame/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)