Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

CNBB lança campanha ‘Amazoniza-te’

Publicada em 28/07/2020 às 14:53

A Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nessa segunda-fera (27) a Campanha Amazoniza-te. Organizada em, parceria com outras organizações eclesiais e da sociedade civil, a iniciativa denuncia as violências contra os povos tradicionais agravadas pela pandemia da Covid-19.

Dom Erwin Krautler, bispo emérito do Xingu, no vídeo de lançamento da campanha

Expõe uma conjuntura onde o desmatamento e a grilagem, as queimadas, a mineração e garimpo se intensificam, tornando-se agentes de proliferação do coronavírus nas comunidades da região amazônica.

De acordo com o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, a campanha “Amazoniza-te” é um convite, uma convocação e uma oportunidade para se viver a solidariedade com a floresta e com os povos da região. “Nós queremos, nesse convite a ‘amazonizar’, superar a violação sistemática da legislação de proteção ambiental e o desmonte dos órgãos públicos com atuação do governo para desregulamentar e ampliar de forma ilegal a atuação das mineradoras, agronegócio, madeireiras e pecuaristas na região”, destacou dom Walmor.

Papa Francisco

A iniciativa une-se a caminhada realizada ao longo dos últimos anos em vista do Sínodo para a Amazônia, realizado em outubro de 2019, em Roma. Com o Papa Francisco, a região Amazônica e a vida dos povos que habitam a região ganham o centro dos debates na Igreja. “Na Amazônia aparece todo tipo de injustiça, destruição de pessoas, exploração de pessoas em todos os níveis. E destruição da identidade cultural”, ponderou Francisco no encerramento do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia.

(Fonte e imagem: CNBB)


Leia mais ClimaEconomiaInclusãoMeio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/28/cnbb-lanca-campanha-amazoniza-te/

Apoio