Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Comitê Paralímpico Brasileiro oferece treinos online e gratuitos para pessoas com deficiência

Publicada em 29/07/2020 às 10:27

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desenvolveu o programa “Movimente-se”, com aulas online e gratuitas para portadores de deficiência física e visual. De acordo com Alberto Martins, diretor-técnico do CPB, o objetivo é a melhora da qualidade de vida de cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais.

Todo o conteúdo compartilhado é criado por profissionais de educação

Todo o conteúdo compartilhado é criado por profissionais de educação física que já atuam como técnicos de equipes paralímpicas nacionais. Eles também têm o suporte de um médico e um fisioterapeuta para que cada treino seja pensado considerando especificações para cada patologia.

E a parte mais legal das aulas é que os movimentos são todos demonstrados por atletas paralímpicos. “Essa é uma parte importante, já que o público, além de se sentir motivado, se vê representado naquelas figuras“, comenta Alberto.

Nessa primeira fase dos treinos foram liberados cinco vídeos semanais, cada um abordando um tipo de deficiência. Quem é deficiente visual conta com dois vídeos, um com legenda para quem tem baixa visão e outro com audiodescrição.

“Para escolher os exercícios, focamos em equilíbrio, consciência corporal e no que poderia melhorar o dia a dia das pessoas, ou seja, movimentos funcionais como agachar, caminhar, pegar algo, segurar algo, até correr para quem consegue“, explica Everaldo Braz Lúcio, técnico de atletismo do CPB.

A partir disso, os treinos começam sempre com um aquecimento, têm o exercício principal – que varia de acordo com o dia e a patologia – e finalizam com um relaxamento.

(Fonte/Imagens: Razões Para Acreditar)


Leia mais EsporteSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/29/comite-paralimpico-brasileiro-oferece-treinos-online-e-gratuitos-para-pessoas-com-deficiencia/

Apoio