Dobram os focos de incêndios na Serra do Japi durante o inverno
Durante o inverno, com a menor incidência de chuvas em boa parte do Brasil, aumentam significativamente os focos de incêndios em vegetação, e que poderiam ser evitados. Na Serra do Japi, por exemplo, o maior patrimônio ambiental da Região tem um crescimento médio de 100% nos registros de queimadas nesta época do ano, na comparação com o verão, quando as chuvas são constantes.
O dado é da Divisão Florestal da Guarda Municipal de JundiaÃ, que informa ainda que de janeiro a julho deste ano foram combatidos 150% mais incêndios do que nos primeiros sete meses de 2019 (25 contra 10).
Juntas, a GM e a PolÃcia Militar já fizeram 80 ações do tipo no bairro Santa Clara em 2020. Além disso, foram apreendidos dois balões nos sete primeiros meses deste ano, contra seis nos 12 meses de 2019.
A Divisão Florestal da GM é auxiliada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Corporação, através da utilização das câmeras de monitoramento que visualizam possÃveis focos de incêndios e a passagem de balões pela cidade.
Para tirar dúvidas ou denunciar fogo na Serra do Japi o munÃcipe deve ligar para os telefones 153, da Guarda Municipal, ou 193, do Corpo de Bombeiros de JundiaÃ.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)