Estudo mostra que efeito estufa aumentou temperatura no Sudeste do Brasil
Entre os anos de 1995 e 2004, a temperatura da região Sudeste do Brasil aumentou em 1,1º Celsius (C). É isso o que diz um estudo do Instituto de Astronomia, GeofÃsica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, publicado na revista cientÃfica Geophysical Research Letters. A pesquisa traz análises da temperatura de uma localização especÃfica e mostra consequências do efeito estufa e do aquecimento global em uma escala menor, com foco em um local especÃfico.
Segundo informações do site Ciclo Vivo, geralmente medições relacionadas à temperatura são calculadas a partir de dados de todo o planeta. O aumento da temperatura no Sudeste se deu principalmente por conta da emissão de gases do efeito estufa por parte de atividades humanas.
O fenômeno é considerado natural e mantém o calor necessário para a existência da vida terrestre, mas, se exagerado, pode provocar um superaquecimento da superfÃcie do planeta e acarretar diversas mudanças climáticas. A urbanização é um forte vetor de aquecimento que ajuda a amplificar esse aumento de temperatura, além do desmatamento.
Segundo Rafael Cesário de Abreu, formado em Meteorologia pelo IAG e autor do estudo, as análises foram realizadas com simulações da temperatura da região Sudeste, entre 1995 e 2004, a partir de três fatores: causas naturais, efeito estufa causado por atividades humanas e outros tipos de aerossóis.
(Fonte: Hypeness/Foto: Getty Images)