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Documentação, forma democrática de mostrar a experiência na Educação

Publicada em 30/07/2020 às 15:25

A Unidade de Gestão de Educação da Prefeitura de Jundiaí realizou mais uma videoconferência Educação em Tempos de Pandemia, transmitida ao vivo pela TVTEC pelas redes sociais (Facebook e YouTube) e pelo canal 24 da NET. O tema foi “Documentação Pedagógica – Observar, Registrar, Refletir e Recriar Significados em Tempos de Pandemia”.

Roberta Borges e Thaís Nonô participaram da live mediada pela jornalista Luciana Coutinho

A mediadora da live foi a repórter Luciana Coutinho e as entrevistadas foram a diretora do Departamento de Educação Infantil do Município, Thaís Nonô e a pedagoga, mestre, doutora e pós-doutora em Educação, Roberta Borges.

Respondendo à questão da mediadora, sobre se é possível tornar visível o aprendizado pela documentação, Roberta salientou que para introduzir o assunto é importante saber de onde surge essa forma de trabalho, a documentação pedagógica, nas escolas e com as crianças.

A ORIGEM

“Ela surge das escolas municipais de Regio Emilia (Itália), criada por Loris Malaguzzi porque ele queria dar uma visibilidade para aquilo que as professoras e equipes técnicas faziam dentro da escola”, informou. “Trata-se de uma forma democrática de demonstrar, tornar visível, aquilo que é feito nas escolas”, acrescentou.

Explicou ainda que dentro desse “pressuposto”, Malaguzzi mostrava para toda a cidade uma forma de educar, que é a pesquisa. “Dentro da documentação pedagógica, a gente enxerga a pesquisa que é uma forma própria do sujeito aprender que é primeiro pelo caminho da experiência – vive a experiência do conceito para depois ir criando esses conceitos. Parte de uma ação para uma representação”, observou.

“Voltando à pergunta sobre se é possível tornar visível o aprendizado, respondo – sim. Com imagens, com as ações, com aquilo que os professores organizam para as crianças por não ser um discurso, mas ser um documento, um recolher de materiais escritos, fotografias das crianças para mostrar esse processo tão dinâmico do ser humano”, ponderou.

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A mediadora chamou um arquivo em vídeo da EMEB Abigail Alves, denominado “Diário de Bordo” de um dos grupos de crianças estudantes por iniciativa da professora. O assunto foi comentado pela diretora de Educação Infantil.

EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA

“Essa professora, de modo muito especial, aliou esse primeiro vínculo que fez com as crianças, nesse momento de pandemia, difícil para todo mundo. Para não perder o contato com as crianças, ela começou a se aproximar das crianças primeiramente pelo WhatsApp, mandar produções próprias, as crianças começaram a retornar com as propostas de atividades da melhor forma possível”, disse.

Segundo ela, houve importante participação dos pais . “Eles contribuíram com a documentação pedagógica que foi se criando baseada nas aprendizagens, nas experiências das crianças, nos contextos pensados pela equipe, e as crianças foram devolvendo essas atividades da forma que podiam fazer em casa. A gente tem registros belíssimos desse trabalho”, avaliou Thaís.

Segundo ela, o mais interessante dessa experiência foi o fato de se aliar a teoria à prática. “O professor pode fazer uma reflexão sobre aquilo que ele propôs, sobre aquilo que as crianças estão fazendo. É uma análise de todo o percurso – o da criança, do professor sempre em busca da aprendizagem, da qualidade da educação nos contextos, de pensar a própria prática e poder relançar novos conteúdos e novos formas de fazer, outras ações, sempre maximizando as potencialidades”, analisou.

ASSISTA A ÍNTEGRA DO EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA


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