Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

TVTEC News

Robô da Nasa é lançado para Marte em busca de amostras

Publicada em 30/07/2020 às 10:45

Os Estados Unidos lançaram nesta quinta (30) um novo robô para Marte a fim de recolher amostras de rocha que só vão ser enviadas para estudo na Terra em 2031, dez anos depois de o equipamento chegar ao “planeta vermelho”. O lançamento será feito a bordo de um foguetão Atlas V, da base espacial norte-americana de Cabo Canaveral, na Florida.

Amostras devem chegar à Terra somente em 2031

Trata-se da primeira missão que pretende recolher amostras de rocha, solo e poeira de Marte com destino à Terra, sendo liderada pela agência espacial norte-americana, a Nasa, que já enviou outros robôs de exploração ao planeta, mas com outros fins.

Se o lançamento for bem-sucedido, o robô Perseverance tocará a superfície do “planeta vermelho” cerca de sete meses depois, em 18 de fevereiro de 2021, mais concretamente a cratera Jezero, onde teria existido um lago há 3,5 mil milhões de anos e um delta (foz de rio).

O robô Perseverance, equipado com câmaras e microfones, que permitem fornecer imagens e sons de sua aterrissagem e do seu trabalho em Marte, vai explorar o planeta durante aproximadamente dois anos, estando apto a recolher até 500 gramas de amostras de rocha, solo e poeira que se revelarem mais promissoras para a pesquisa de vestígios de vida.

Uma nova missão, em que a Nasa terá como parceira a Agência Espacial Europeia (ESA), tem início previsto para julho de 2026 com o lançamento para Marte de um segundo veículo robótico, que vai recuperar os tubos das amostras recolhidas pelo Perseverance.

(Fonte: Agência Brasil/Imagem: Gred Shirah/Nasa)


Leia mais AstronomiaCiênciasDestaque
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/07/30/robo-da-nasa-e-lancado-para-marte-em-busca-de-amostras/

Apoio