SBT não pode mais exibir “Chaves” a partir deste sábado (01)
A partir deste sábado (01), o SBT não estará mais autorizado a exibir os seriados do “Chaves”. A Televisa notificou a rede brasileira na última quarta-feira (29) sobre a proibição de colocar no ar os episódios do menino que mora em um barril. Segundo comunicado oficial, o motivo é um problema com o titular dos direitos da história. O contrato do SBT com a Televisa era válido até esta sexta (31), mas a renovação teria sido acertada verbalmente, segundo o SBT.
Os personagens de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) fazem parte da programação da emissora desde 1984, sempre com boa audiência e repercussão entre os fãs. O impasse nas negociações com os detentores dos direitos de Chaves, Chapolin e outros personagens de Bolaños também tiraram os humorísticos da programação do Multishow, que exibia os queridinhos do público brasileiro desde maio de 2018. O Prime Video, streaming da Amazon que disponibilizava os episódios por aqui, também foi obrigado a tirar o mexicano de seu catálogo.
O problema envolve a Televisa, conglomerado de mídia mexicana que exibiu os programas e, portanto, é dona dos direitos da obra produzida (ou seja, as fitas com os episódios antigos), e o Grupo Chespirito, administrador do espólio de Bolaños e titular dos direitos intelectuais (personagens e roteiros dos capítulos, por exemplo). Confira o comunicado oficial do SBT:
“São Paulo, 31 de julho de 2020 – A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves. A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias. A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato. O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente.”
(Fonte: R7 e UOL/ Imagem: Divulgação)