Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Operação Noites Frias fez mais de mil abordagens este ano

Publicada em 02/08/2020 às 11:30

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (Ugads) contabiliza até o final de julho 30 noites de ação este ano da Operação Noites Frias.

Para as pessoas que recusam abrigamento, as equipes entregam cobertores, meias e máscaras

Desde 7 de maio, quando foi iniciada, foram realizadas mais de mil abordagens nas ruas da cidade (número que não indica pessoas diferentes abordadas, mas atendimentos individuais) em locais onde estatisticamente há maior concentração de pessoas em situação de rua.

Neste mesmo período, foram realizados 614 acolhimentos, de 295 pessoas distintas, seja no abrigo emergencial montado no Complexo Esportivo Jardim Ângela (vila Aparecida), seja na Casa de Passagem, local sob a tutela da Organização da Sociedade Civil (OSC) SOS, custeada pela Prefeitura. No total de 295 acolhidos, 13 foram de atendimentos para vagas femininas e transexuais, destinados ao SOS.

Com novo formato desde 2018, a Operação é realizada nas noites com previsão de temperatura inferior a 13°C, independente do mês. Este ano, a Operação leva em conta ainda os levantamentos de distanciamento seguro, a fim de evitar aglomerações e combater a propagação do Coronavírus.

As equipes aferiram temperatura e aplicaram formulário para mapeamento dos usuários

Para todos os atendimentos, as equipes do Centro Pop e do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) aplicam formulário para mapeamento dos casos e entregaram, este ano, 252 máscaras de pano, 753 cobertores e 317 meias. Para os abrigados, além, do pernoite, são ofertados kit de higiene e de roupas e alimentação, além de cuidados com a Saúde, já que uma enfermeira da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) faz o acompanhamento diário dos abrigados. Já para os que recusaram abrigo, são entregues cobertores, meias e máscaras.

A busca ativa da população em situação de rua é realizada diariamente, mas tem seu reforço durante as noites da Operação. No total, a Prefeitura compra, mensalmente, 102 vagas regulares de pernoites nas modalidades casa de passagem, abrigo e república em Organizções da Sociedade Civil (OSCs) do Município.

A porta de entrada para o atendimento à população em situação de rua e encaminhamento para os outros serviços da rede socioassistencial é o Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro.

Sempre que alguém identificar uma pessoa pode orientá-la a buscar esse atendimento ou acionar ainda o serviço especializado de abordagem social pelo telefone (11) 98531-0146. Já em casos de identificada intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU poderá ser acionado pelo telefone 192.

(Fonte e imagens: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/08/02/operacao-noites-frias-fez-mais-de-mil-abordagens-este-ano/

Apoio