Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Gasolina com novo padrão passa a valer nesta segunda (03)

Publicada em 03/08/2020 às 10:17

Com as novidades, especialistas afirmam que o combustível ganhou em qualidade

A partir desta segunda-feira (3), a gasolina vendida no Brasil deverá seguir novas especificações. Com as novidades, especialistas afirmam que o combustível ganhou em qualidade, e está mais próximo do padrão europeu, ainda que isso possa pesar mais no bolso na hora de abastecer.

As mudanças valem para a gasolina do tipo C (comum) e premium, aquela indicada pelas fabricantes de carros esportivos. A Petrobras, responsável pela produção de cerca de 90% da gasolina vendida no Brasil, diz que já segue os novos parâmetros, inclusive no padrão que só entrará em vigor em 2022.

Há 3 novidades nos parâmetros da gasolina. Um deles é a exigência de uma massa específica mínima. A massa específica, ou densidade, é a quantidade de uma substância em um determinado volume. Para a gasolina, o padrão mínimo é 715 kg/m³. Isso significa que cada litro de gasolina deve pesar, no mínimo, 715 gramas. Antes, não havia um indicador.

A segunda novidade é a mudança no método de contagem da octanagem da gasolina. A octanagem é o nível de resistência da gasolina à compressão no motor. Quando a mistura de gasolina com ar entra na câmara de combustão, o pistão faz um movimento de compressão, até que a vela solta uma faísca que promove a explosão. Por fim, a ANP também introduziu a temperatura mínima de 77 °C para a destilação de 50% da gasolina. Antes, havia apenas um teto para a destilação, de 80 °C.

(Fonte: G1/AutoEsporte/Foto: Estadão Conteúdo)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/08/03/gasolina-com-novo-padrao-passa-a-valer-nesta-segunda-03/

Apoio