Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Descubra como criar o hábito da leitura e não desistir dos seus livros

Publicada em 04/08/2020 às 15:35

Se você ainda tem dificuldade de terminar os livros, veja o que fazer para ler mais

Ler pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece, principalmente diante de tantas distrações. Mas, acredite, com o tempo, a leitura pode se tornar uma boa diversão. Confira abaixo algumas dicas para criar o hábito e não deixar os livros de lado.

  • Leia contos: Se você tem dificuldade de terminar um livro ou tem medo de obras com muitas páginas, comece lendo contos. Os contos são narrativas curtas que, em geral, envolvem apenas um conflito. Por isso, são mais fáceis, levam menos tempo e vão preparar você para o estilo e o ritmo de um novo autor.
  • Faça um cronograma: Essa dica pode parecer chata e até meio estranha. Mas, para livros muito difíceis ou que você tem dificuldade, pode ser interessante criar um cronograma a partir de uma meta de leitura que deixe o desafio mais leve.
  • Leia com mais gente: Falando em leituras coletivas, participar de clubes do livro e ler com mais gente pode ser uma ótima forma de estimular esse hábito.
  • Aproveite as oportunidades: Use momentos de espera antes de uma consulta médica, no dentista ou em qualquer outro momento vago do dia para se distrair com um livro.
  • Prefácios estão lá para ajudar: Os textos vão ajudar a se preparar para a leitura e mostrar um contexto mais amplo sobre aquela obra, seja explorando aspectos da vida do autor ou da época em que ele vivia.
  • Busque textos de apoio: Além dos prefácios, textos de apoio vão guiar você na leitura. Geralmente escritos por pessoas que trabalham com a área (editores, críticos literários, acadêmicos), artigos, teses e pesquisas podem te ajudar a se aprofundar na leitura, além de entender referências e teorias.
  • Ajude sua imaginação: Ao ler livros clássicos e de tempos anteriores, podemos ter dificuldade ao imaginar a história. Então, ajude sua imaginação e procure imagens na internet que retratem a época do livro.

(Fonte: Guia do Estudante/Foto: Unsplash)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/08/04/descubra-como-criar-o-habito-da-leitura-e-nao-desistir-dos-seus-livros/

Apoio