Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cientistas inspirados em ‘Star Wars’ criam pele artificial capaz de ter sensações

Publicada em 05/08/2020 às 08:59

Pesquisadores de Singapura desenvolveram uma “pele eletrônica” capaz de recriar a sensação do tato. Com a inovação, eles esperam permitir que pessoas com próteses detectem objetos, além de sentir textura, temperatura e até dor. O dispositivo, chamado ACES, ou “Asynchronous Coded Electronic Skin”, é composto por 100 pequenos sensores e tem perto de 1 cm².

‘Pele eletrônica’ processa informações mais rápido do que o sistema nervoso humano

Os pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura dizem que a pele artificial processa informações mais rápido do que o sistema nervoso humano e é capaz de reconhecer de 20 a 30 tipos de texturas, além de ler cartas em braille com mais de 90% de precisão.

“Os humanos precisam deslizar para sentir a textura, mas neste caso a pele, com apenas um toque, é capaz de detectar texturas de rugosidade diferente”, disse o líder da equipe de pesquisa Benjamin Tee, acrescentando que os algoritmos de inteligência artificial permitem que o dispositivo aprenda rapidamente.

Uma demonstração mostrou que o dispositivo conseguiu detectar que uma esfera mole era macia e determinar que uma esfera de plástico sólida era dura. “Quando você perde o sentido do tato, fica essencialmente entorpecido e os usuários de próteses enfrentam esse problema”, disse Tee.

Ele afirmou que o conceito foi inspirado em uma cena da trilogia de filmes “Star Wars”, na qual o personagem Luke Skywalker perde a mão direita e ela é substituída por uma robótica, aparentemente capaz de experimentar sensações de toque novamente. De acordo com Tee, a tecnologia ainda está em estágio experimental, mas já existe interesse para investimento, especialmente da comunidade médica.


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/08/05/cientistas-inspirados-em-star-wars-criam-pele-artificial-capaz-de-ter-sensacoes/

Apoio