Hospital de Campanha de Jundiaà completa 35 dias de operação
O Hospital de Campanha (HC) de Jundiaà completa 35 dias de atividades nesta quarta-feira (5). Equipado com 24 leitos de enfermaria e um leito de estabilização – exclusivos para atendimento em casos de CoronavÃrus, além de equipe multidisciplinar, até o momento foram encaminhados para a unidade 109 pacientes. Em meados de julho a taxa de ocupação chegou a 76%. Atualmente esse Ãndice é de 29%.
O HC foi criado com o objetivo de servir como retaguarda para o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). Os leitos são utilizados para receber pacientes na fase final de recuperação da doença. Os pacientes mais graves e que necessitam de suporte da Unidade de Terapia Avançada (UTI) e de ventiladores mecânicos permanecem no HSV. No HC 88 pacientes já foram para casa e 13 retornaram ao HSV, com alguma necessidade especÃfica. Oito seguem sob os cuidados do HC.
Até o momento, dos pacientes encaminhados ao HC, 62,5% são do sexo masculino e 37,5% do sexo feminino. A faixa etária dos 61 a 70 anos corresponde a 30% das internações, seguida daqueles com idade entre 51 e 60 anos, que são 26% das internações; e 15% que correspondem aos pacientes que têm entre 41 e 50 anos de idade.
Apesar de redução no número de internações relacionadas ao CoronavÃrus, ainda se vive um momento de atenção. Na emergência do HSV os Ãndices de atendimentos a demais ocorrências, como acidentes, quedas, agressões, infarto, acidente vascular cerebral e outras situações alcançaram os mesmos números de atendimentos de antes da pandemia do CoronavÃrus. Desta forma, o planejamento estratégico com separação de leitos, flexibilização de alas do Hospital e suporte do HC têm sido diferenciais, que permite ao municÃpio manter a qualidade da assistência em saúde.
(Fonte/Foto: Prefeitura de JundiaÃ)