Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Meteoro explode no céu na região sudeste do Brasil

Publicada em 06/08/2020 às 16:46

O fenômeno pode ser visto em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Na última segunda-feira (3), um meteoro cruzou o céu sobre a região Sudeste do Brasil, sendo avistado em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, de acordo com o UOL. Pouco tempo depois de aparecer, a bola de fogo explodiu no ar.

O fenômeno foi registrado por várias câmeras de monitoramento da plataforma Clima ao Vivo e da Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON). Os equipamentos que filmaram o astro celeste estavam instalados em municípios como Lagoa da Prata, Pedro Leopoldo e Santo Antônio do Monte (MG), além de São Paulo (SP) e de Rio Bonito (RJ), entre outros.

Segundo Marcelo Zurita, o diretor técnico da BRAMON, o meteoro foi registrado por volta das 19h31, entrando na atmosfera a uma velocidade de 50,7 mil km/h. Ele era do tipo bólido explosivo, mais raro e brilhante, que deixa um clarão enorme no céu após explodir, resultando em um belo espetáculo de luzes.

Ainda conforme Zurita, a rocha espacial se queimou ao entrar na atmosfera terrestre em altíssima velocidade, sendo rapidamente vaporizada, processo que gerou o flash de luz semelhante a uma explosão, sem trazer qualquer risco para quem estava no solo.

(Fonte: TecMundo/Foto: Divulgação/Observatório de Campinas)


Leia mais AstronomiaCidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/08/06/meteoro-explode-no-ceu-na-regiao-sudeste-do-brasil/

Apoio