Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

A importância da Rede de Afeto que protege a criança

Publicada em 07/08/2020 às 12:56

A Unidade de Gestão de Educação da Prefeitura de Jundiaí realizou mais uma videoconferência Educação em Tempos de Pandemia, transmitida ao vivo pela TVTEC pelas redes sociais (Facebook e YouTube) e pelo canal 24 da NET. O tema foi “A importância da Rede de Afeto que protege a criança”.

A jornalista Luciana Coutinho mediou a videoconferência da Educação

A mediadora da live foi a repórter Luciana Coutinho e o entrevistado foi o Dr. Marcos Davi dos Santos, médico, terapeuta corporal e diretor executivo do Instituto Primeiros Anos, e contou com a representante da Unidade de Gestão de Educação, a supervisora pedagógica, Marilsa Visnardi Zago.

Na abertura do programa, o médico destacou a fase de desenvolvimento infantil e suas potencialidades, principalmente a construção dos vínculos afetivos, que devem ser iniciados desde a gestação e que vai se aprofundando na medida em que a criança cresce.

Destacou também a fase nova que se estabelece quando a criança nasce, momento em que a mãe conquista o bebê e vice-versa, adicionando-se o papel do pai para o fortalecimento do vínculo familiar. “Esse é um momento onde os pais deverão lembrar-se que cada criança é única, cada criança tem suas potencialidades e para isso ficar atento a essas potencialidades e como estimulá-las será fundamental para seu desenvolvimento”, observou o médico.

VÍNCULO ENTRE PAIS E FILHOS

Nesse debate o entrevistado abordou a importância do primeiro ano de uma criança, onde a criação do vínculo entre pais e filhos é fundamental. “Toda criança tem que se sentir segura e amada. Isso irá permitir que o vínculo do cuidado se estabeleça. Essa será a matriz para o restante de sua vida”, disse dr. Marcos Davi.

Durante a live o médico ainda destacou temas como educação afetiva, distanciamento social em tempos de pandemia, o papel do professor e dos profissionais da Educação na construção da Rede de Afeto, o trabalho integrado das plataformas da Educação, Saúde e Ação Social para fortalecimento da Rede de Afeto e a importância do brincar e da brincadeira no dia a dia da criança.

Respondendo a perguntas da mediadora e dos internautas o médico ressaltou o relevante trabalho que a Unidade de Gestão de Educação vem realizando com as videoconferências dentro do tema Educação em Tempos de Pandemia, lembrando da importância dos técnicos de diversas áreas disponibilizarem o seu saber para facilitar o desenvolvimento das crianças e das famílias.

Para a supervisora pedagógica Marilsa Visnardi Zago, há que se ressaltar todo o trabalho que a equipe da Educação vem realizando no acolhimento das crianças e seus familiares, em tempos de pandemia, onde fica evidente que a Educação está fazendo a diferença na vida de várias pessoas.

Na live desta quinta-feira é possível acompanhar áudios e vídeos de professores e alunos das EMBEs Oscar Augusto Guelli, Fátima Pandolpho, Haydee Dumangin Mojola, Rotary Club, Nassib Cury, Hermenegildo Martinelli, Martha Burgos e do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CMEJA.

ASSISTA A ÍNTEGRA DO EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/08/07/a-importancia-da-rede-de-afeto-que-protege-a-crianca/

Apoio