Em nova missão, Nasa testará “máquina de fazer oxigênio” em Marte
O robô Perseverance, lançado pela Nasa e que está a caminho de Marte, tem o objetivo de buscar sinais de vida em uma área do Planeta Vermelho onde havia um lago há bilhões de anos. Mas coletar amostrar e dados não será a única tarefa do robô após ele pousar em Marte em fevereiro de 2021, segundo as previsões. Ele também carrega um instrumento com capacidade de transformar dióxido de carbono em oxigênio, essencial para missões com humanos no planeta.
Leia também:
Foto incrÃvel mostra a Via Láctea observada a olho nu
De acordo com a Nasa, o Perseverance vai ficar ao menos um ano marciano em missão. Isso equivale a 687 dias na Terra, pouco menos de dois anos. O robô pesa pouco mais de uma tonelada e conta com uma série de instrumentos e equipamentos além do MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), projetado para o fornecimento de oxigênio para combustÃvel e ar respirável.
Enquanto os outros instrumentos focam na análise da geologia e astrobiologia do Planeta Vermelho, os testes com o MOXIE visam missões futuras. O instrumento converte dióxido de carbono, que constitui cerca de 96% da atmosfera marciana segundo a Nasa, em oxigênio. O MOXIE coleta o dióxido de carbono da atmosfera e depois divide eletroquimicamente as moléculas de dióxido de carbono em moléculas de oxigênio e monóxido de carbono.
Experimentos do tipo já foram feitos aqui na Terra, mas nunca fora do nosso planeta.
Os pesquisadores acreditam que existia um lago em Marte, há bilhões de anos atrás, onde hoje é possÃvel localizar uma cratera. A missão Mars 2020, do robô Perseverance, vai coletar amostrar em busca de vestÃgios de vida marciana. Essas amostras serão analisadas posteriormente aqui na Terra.
(Fonte: Vix/Foto: NASA/JPL-CALTECH)