Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

HSV coloca pacientes internados em contato com famílias no Dia dos Pais

Publicada em 10/08/2020 às 13:08

Com a ajuda da tecnologia, o Dia dos Pais teve a distância encurtada entre pacientes internados em isolamento no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) devido à Covid-19, e seus familiares. Com foco na humanização hospitalar, a equipe de psicologia do Hospital, colocou pais internados em contato com suas famílias por meio da ajuda de um tablet. Esta ação foi realizada pela primeira vez no Dia das Mães.

Alex Katayama pôde conversar com a família e ainda ganhou uma pizza para comemorar o aniversário

Com alegria, a família do paciente Marinho Aparecido Araujo, 44 anos, internado desde o dia 3 deste mês, recebeu a ligação. “Gostamos muito da iniciativa, ele pôde ver toda a família, especialmente as três filhas”, disse a esposa Walmira Ap. Pereira. Durante a ligação, Marinho se emocionou, conversou, deu risadas e deu tempo até de dar uma bronca: “Eu estou bem, estou com muita saudade, mas cadê as máscaras de proteção de vocês?” indagou.

Outro paciente que teve a oportunidade de fazer a videochamada para a família foi Alex Koitsi Katayama, 42 anos, internado desde o dia 2 de agosto, que também comemorou o aniversário no domingo (9). A surpresa foi dupla: contato com a família e uma pizza especial, providenciada pela equipe médica e assistencial.

Para o paciente Jorge Luiz de Rezende, 38 anos, que está internado desde o dia 4, a grande emoção foi ver o filho de 4 anos. “Eu achei maravilhoso, podiam inclusive ter mais ligações como esta”, diz a esposa Vanessa Soares Ribeiro. “O mais marcante foi ele e o filho terem a oportunidade de se ver via celular, nosso filho ficou muito feliz”, comenta ela.

Para o paciente Jorge Rezende, a grande emoção foi ver o filho de 4 anos

“Ficamos com uma sensação de leveza e paz ao ver que ele está bem”, disse a esposa de Eduardo de Oliveira, Juliana Marques Oliveira, paciente de 37 anos e que internou no dia 8. “É uma ação muito humanizada do hospital, que demonstra a preocupação de lembrar sempre do próximo”, elogia. Na ligação de vídeo, ele pôde ver a esposa e filhos e conversar um pouquinho com todos.

“É uma iniciativa simples, mas muito positiva. Este encontro virtual deixa o paciente mais calmo e animado contribuindo para que a internação seja menos dolorosa e angustiante. A família fica mais tranquila, pois apesar de receber o boletim médico diariamente, ver e falar com o paciente faz toda a diferença”, conclui a psicóloga Sandra Lança, que acompanhou a ação.

Entre os pacientes, a psicóloga Nayara Pancelli, que também participou da atividade, o sentimento é de gratidão. “Pacientes relataram que ficaram felizes, emocionados e agradecidos com a iniciativa”, destaca.

(Fonte/Imagens: Assessoria de Imprensa – HSV)


Leia mais CidadesDestaqueSaúdeTecnologia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/08/10/hsv-coloca-pacientes-internados-em-contato-com-familias-no-dia-dos-pais/

Apoio