Estudos apontam que planeta anão Ceres pode ter oceano subterrâneo
Além dos nove planetas que todos conhecem, o sistema solar é formado por outras estruturas, como o cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Nele, está Ceres, um planeta anão que já foi considerado apenas um pedaço grande de rocha. Porém, novas observações apontam que, na verdade, ele possui um oceano subterrâneo que pode cobri-lo por inteiro.
Em 2015, a sonda Dawn, enviada pela Nasa para estudar Ceres, registrou pontos anormalmente brilhantes chamados fáculas na cratera Occator, formada por um impacto há 20 milhões de anos. Após estudos, pesquisadores determinaram que esses brilhos eram criados por carbonado de sódio, mesma substância encontrada em fontes termais e em rachaduras nas profundezas do oceano na Terra.
Leia mais:
Fotógrafo capta imagens de cometa raro que só aparece a cada 6,8 mil anos
Agora, artigos sugerem que a resposta pode ser uma salmoura profunda que foi exposta durante o impacto que formou a cratera. Em sua parte final da missão, a sonda conseguiu registrar variações de gravidade na cratera que, combinadas com modelagem térmica, sugerem um reservatório profundo de salmoura escondido sob a crosta. O depósito de água salgada pode ter jorrado após o impacto, criando os depósitos de sal que são vistos atualmente.
Mesmo com estas descobertas, a origem e formação de Ceres ainda é um mistério e, um novo estudo a ser publicado pela Nasa em 2023 pode dar novas respostas. Dependendo delas, o planeta anão pode ser candidato a receber um veÃculo espacial para, quem sabe, buscar vida extraterrestre.
(Fonte/Imagem: Olhar Digital)