Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Terminal CECAP recebe ação educativa contra a COVID-19

Publicada em 09/10/2020 às 12:29

O programa “Ação Saúde nos Terminais”, desenvolvido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, esteve na manhã desta sexta-feira (9) no Terminal CECAP. Foram distribuídos folhetos explicativos e aferidas a temperatura e a oxigenação dos usuários do transporte público interessados. A iniciativa tem por objetivo orientar a população sobre os cuidados para a prevenção da COVID-19.

Técnicos da UGPS entregaram folhetos e reforçaram a forma correta de colocação da máscara

Os técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) reforçaram a forma correta de colocação da máscara, que deve cobrir o nariz e a boca, reduzindo assim a chance de contaminação das pessoas.

A dona de casa Verônica Vilela de Moraes teve sua temperatura medida no CECAP. “É importante manter a higiene das mãos e usar máscaras. Não podemos nos descuidar”, disse Verônica.

Há três anos morando em Jundiaí, o haitiano Jean Lucas já tinha visto o “Ação Saúde nos Terminais” em agosto, quando ocorreu a primeira etapa da iniciativa. “É importante a conscientização da população para evitar que a doença se espalhe”, emendou.

A ação educativa teve início nesta segunda (5) no Terminal Vila Arens e, no dia seguinte, ocorreu no Terminal Eloy Chaves. Na quarta, o trabalho aconteceu no Terminal Central e, na quinta, no Terminal Colônia. As pessoas identificadas com sintomas suspeitos da COVID-19 sairão com encaminhamento para serem atendidas no serviço de saúde específico mais próximo. Esta etapa do trabalho será finalizada após o feriado de Nossa Senhora Aparecida: nos terminais Hortolândia, no dia 13 de outubro, e no Rami, no dia 14, das 7h às 10h.

Verônica Vilela de Moraes teve a temperatura aferida no Terminal CECAP

Prevenção

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raiza, a ação é preventiva. “Os terminais são locais de grande fluxo de pessoas e, por isso, é necessário que todos se atentem às orientações com os cuidados básicos e os sintomas. A pandemia continua e, se o indivíduo tiver qualquer alteração, será encaminhado para atendimento”, comentou.

Os sete terminais de ônibus de Jundiaí possuem dispositivos de álcool em gel para que os usuários possam desinfectar as mãos antes e depois de utilizar os coletivos, além de balizadores de fila para ajudar no distanciamento das pessoas. A limpeza dos ônibus está sendo intensificada.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/10/09/terminal-cecap-recebe-acao-educativa-contra-a-covid-19/

Apoio