Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí cria Central de Monitoramento Covid-19

Publicada em 29/10/2020 às 15:05

A partir da próxima semana, todos os casos suspeitos do Coronavírus até então acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí passam a ser acompanhados pela Central de Monitoramento Covid-19 durante todo o período determinado pelo médico, durante o atendimento nos equipamentos de Saúde municipais. O serviço especializado foi montado em sala da Fundação TVE, no Complexo Argos, e tem capacidade para o gerenciamento de 500 casos por dia. A centralização é uma medida de intensificação do monitoramento, fundamental para o controle e bloqueio da pandemia da Covid-19, que em Jundiaí está em situação de desaceleração, porém, no mundo vivencia nova onda de contaminação.

Monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 passa a ser feito por Central

“A intenção é ampliar as informações conseguidas a partir deste trabalho, já que as ligações serão diárias para todos os pacientes. Dessa forma, garantimos não somente o acompanhamento da evolução do caso, seu encaminhamento em tempo oportuno caso haja complicações, além de reforçar a necessidade do isolamento necessário da pessoa com sintomas e dos comunicantes, desta forma se quebra a cadeia de transmissão do vírus”, explica o coordenador técnico do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), Tiago Texera.

Vale lembrar que, por ser uma Central, as ligações para os telefones de contato deixados no momento do atendimento serão de números diferentes, portanto, é importante que os usuários atendam as ligações para o acompanhamento adequado dos casos.

Outro diferencial será a adição de novas informações ao banco de dados de acompanhamento. A intenção é garantir o máximo de parâmetros a respeito do caso, inclusive em relação aos comunicantes para identificar se desenvolveram algum sintoma característico. A equipe tem capacidade para realizar 500 ligações por dia. Atualmente existem 372 pessoas em monitoramento por suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

Com a centralização e as demais ações determinadas pelo CEC como o rastreio precoce com ações realizadas nos territórios, testagem e acompanhamento dos casos confirmados e suspeitos, Jundiaí intensifica o monitoramento, rastreamento e o bloqueio dos casos da Covid-19. As ações reforçam a necessidade da manutenção das medidas sanitárias, de isolamento e distanciamento social, além do máscara para evitar a contaminação e disseminação do vírus, que permanece em circulação e ainda sem vacina aprovada ou medicação de tratamento específico.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/10/29/jundiai-cria-central-de-monitoramento-covid-19/

Apoio