Adaptação de Nelson Rodrigues ganha sessões gratuitas pela internet
Quando o terceiro sinal tocasse, seria hora de desligar os celulares para que a cortina se abrisse e o espetáculo, então, tivesse inÃcio. Mas estamos no meio de uma pandemia e, agora, o público precisa ligar os celulares, um dos únicos meios por onde é possÃvel se manter conectado à cultura e à arte.
É assim que vêm se organizando, desde o começo de 2020, os atores da Cia. Paulista de Artes, de JundiaÃ. Depois de 29 anos de palco, pela primeira vez os artistas tiveram que se reinventar para apresentar uma peça no formato online, o que acontece nesta quarta-feira (25), na estreia de “Viúva porém honesta”, uma adaptação de Nelson Rodrigues. Será à s 20h, pela plataforma Zoom, e terá sessões também nos próximos dias: quinta (26), sexta (27) e sábado (28), sempre no mesmo horário. A classificação indicativa é de 16 anos.
“Esse texto foi escolhido por nós em 2019 e ia ser apresentado da maneira convencional, com estreia no Complexo Fepasa, em março deste ano. Com a pandemia, tivemos que readequar outra maneira para encená-lo”, conta o ator Edivaldo Zanotti, que também é produtor da peça. Ele divide o trabalho com o diretor, Antônio Nicodemo, a assistente de direção e preparadora de elenco, Ellen Navarro, e os atores Cadu Gouvea, Giovanni Souza, Gislaine da Silva, Paula Miurim, Rafael Ambrosim, Renata Silvestre e Rosangela Torrezin, entre outros membros da equipe, que totalizam 12.
A trupe, no entanto, não teve muito tempo para pensar nessa readequação, porque o espetáculo é apresentado graças à verba, inédita em JundiaÃ, do Prêmio Proesc (Programa Municipal de EstÃmulo à Cultura), uma iniciativa da Prefeitura de JundiaÃ, por meio da Unidade de Gestão de Cultura, que contemplou a Cia. Paulista de Artes e outros grupos artÃsticos do municÃpio, e válida apenas até o fim do ano. Mas também era uma oportunidade única, porque a pandemia fez todos os contratos firmados para este ano serem cancelados e, portanto, afetou a vida financeira dos artistas. Chegou a vez, então, de se aventurar na internet: o espetáculo foi gravado como se estivesse acontecendo em um palco. “As câmeras pegam ângulos diferentes, mas é como se o público estivesse assistindo ao vivo. Um mundo totalmente novo para todos nós, mas que conseguimos trazer mesmo em meio ao impacto causado pelo coronavÃrus”, diz Edivaldo.
A peça
O texto original “Viúva porém honesta” foi escrito em 1957 e narra a história do dono de um jornal, muito rico, poderoso e influente, que tem sua postura mudada depois que a filha fica viúva. O que ela tem é um problema irremediável, que foi adaptado na encenação porém mantendo o a veia marcante de sátira de Nelson Rodrigues.
Na adaptação da Cia. Paulista de Artes também surgem, por meio de uma plástica caracterizada pelo realismo fantástico, ao melhor estilo “barroco tropical”, questões como racismo, demarcações de terra e assuntos polÃticos. “A direção caminhou por esse lado da própria história do Brasil, que, mesmo tendo sido adaptada quando escolhemos o texto, em 2019, acabou ‘casando’ com as notÃcias a que estamos assistindo e com o momento que estamos vivendo agora em 2020”, diz o artista.
Plataforma online
Para assistir à peça, é preciso reservar ingressos antecipadamente e possuir a plataforma Zoom por onde for assistir – celular ou computador. É necessário desativar a câmera e o microfone.
Em cada sessão, a própria equipe estará presente na sala para, no final, conversar com o público. Nos dias 27 e 28, das 14h às 18h, haverá ainda uma oficina temática de Nelson Rodrigues, também gratuita e com inscrições prévias pela internet.
Mais informações podem ser encontradas no perfil da companhia no Facebook.