Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Natal terá Júpiter e Saturno com alinhamento mais próximo da Terra desde a Idade Média

Publicada em 27/11/2020 às 09:59

Segundo astrônomos da Rice University, nos EUA, Júpiter e Saturno terão, entre 21 e 25 de dezembro, o alinhamento mais próximo desde a Idade Média. Os cientistas calculam que a última ocorrência desta natureza foi em 4 de março de 1226.

Alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais

“Alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa da proximidade dos planetas”, disse, em nota, Patrick Hartigan, astrônomo da Rice University. 

De acordo com reportagem da Revista Galileu, Júpiter e Saturno têm se aproximado no céu da Terra desde o inverno. De 16 a 25 de dezembro, os dois serão separados por menos do que o diâmetro de uma lua cheia. E, apesar do fenômeno ser melhor visualizado em regiões mais próximas à Linha do Equador, poderá ser observado em qualquer lugar da Terra, de acordo com as condições climáticas.

Hartigan explica que a dupla planetária aparecerá todas as noites na parte inferior do céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr-do-sol. “Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”, conta.

O astrônomo explica ainda que, quanto mais ao norte o observador estiver, menos tempo ele terá para vislumbrar a conjunção antes que os planetas afundem abaixo do horizonte. Depois disso, esse alinhamento só deve ocorrer em alguma noite do ano de 2400.

(Fonte: Hypeness/Imagem: Reprodução – Vogue)


Leia mais AstronomiaVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/11/27/natal-tera-jupiter-e-saturno-com-alinhamento-mais-proximo-da-terra-desde-a-idade-media/

Apoio