Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Brasileiro pretende gastar 13º salário com compras e pagamento de dívidas

Publicada em 30/11/2020 às 10:45

Mesmo com a crise econômica gerada pela pandemia do Coronavírus, os brasileiros já estão fazendo planos para o 13º salário.

Primeira parcela do abono natalino deve ser paga até esta segunda (30)

O chamado abono natalino deve ter a primeira parcela paga pelo empregador até esta segunda-feira (30). O segundo pagamento deve ser quitado até 20 de dezembro.

Segundo levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e da Offer Wise Pesquisas, o principal destino do pagamento será a compra de presentes de Natal. Em segundo, aparece o desejo de poupar.

A pesquisa mostrou, ainda, que o índice de pessoas que usarão o abono para pagar contas passou de 14,7% para 20,7%. O aumento, por sua vez, é indicativo de maior comprometimento da renda da população.

A educadora financeira Cíntia Senna, da DSOP, diz que o primeiro passo é avaliar a realidade financeira.

“Avalie se já tem recursos guardados. Se não houver, use o 13º para a constituição desse caixa, para que haja recurso de fácil acesso para qualquer necessidade futura, seja em dezembro, seja no início do ano.”

A especialista diz que, ao considerar o uso do abono para o pagamento de dívidas, é preciso dar prioridade àquelas que trarão mais prejuízo ao trabalhador caso não sejam quitadas.

“Olhe as dívidas em que há bens em garantia, como imóvel ou carro. Em caso de não pagamento ou atraso superior a três meses, pode haver a apreensão do bem.”

No caso de dívida de cartão de crédito e cheque especial, a educadora defende que, mesmo com as taxas mais altas, há a possibilidade de flexibilizar a negociação quando o consumidor está negativado.

“Nessa época, há os feirões de negociação, são muitas opções de desconto de 70%, 80% do saldo devedor. Caso seja possível eliminar a dívida de uma vez, é sempre essa a orientação, sem fazer novos acordos.”

Cíntia recomenda fazer uma lista com todos os gastos e receitas, desde notas fiscais de compras até extratos da fatura do cartão de crédito e do holerite. “O objetivo principal do 13º deveria ser para o que foge do gasto mensal: meus sonhos e planos de curto a longo prazo.”

(Fonte/ Imagem: Agora São Paulo)


Leia mais EconomiaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/11/30/brasileiro-pretende-gastar-13o-salario-com-compras-e-pagamento-de-dividas/

Apoio