Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Biblioteca de Jundiaí promove edição online da ZumbiTECA

Publicada em 01/12/2020 às 16:30

A ZumbiTECA – Mostra Afro da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot chega à sua quarta edição e, por conta das medidas preventivas da pandemia, irá contar com uma atividade online. Marcada para esta quinta-feira (03), às 9h, a videoconferência sobre a ascensão do negro na sociedade será transmitida pela TVTEC, em seus canais no FacebookYouTube e a cabo (canal 24 da NET), e dá continuidade às atividades temáticas do Mês da Consciência Negra, lembrado em todo o Brasil em novembro.

Mostra este ano será online, com a participação de convidados especiais

Participam da videoconferência a socióloga Dani Rosa; de Isabela Galdino Miguel, assessora de políticas para Igualdade Racial da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC); do médico veterinário Renan Rocha, que é também cofundador da Afrovet, iniciativa inclusiva e antirracista na Medicina Veterinária; do professor Afonso Machado, que é doutor em Educação; além da participação especial de voluntários e dos apoiadores e da intervenção musical de Fredy Fevereiro.

De acordo com a diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura da Unidade de Gestão de Educação, Camila Rosalem, a mostra visa à transformação social. “A ZumbiTECA tem como objetivo despertar nos cidadãos afrodescendentes de Jundiaí o empoderamento de seus direitos e de pertencimento dos espaços públicos da cidade, impulsionando a possibilidade de realização pessoal de sonhos. Nesse sentido, a iniciativa, conduzida pelos servidores Tânia Henrique e Everton Souza, além de fomentar a leitura e literatura, estabelecem a biblioteca como espaço de educação complementar, formação, informação, lazer e convivência”.

Realizada anualmente, a ZumbiTECA da Nelson Foot traz atividades temáticas, em referência ao Mês da Consciência Negra e faz em seu nome uma homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. Nas últimas edições, por exemplo, por meio de exposições de obras literárias, de arte, de música e de dança, a Mostra já homenageou expoentes intelectuais, como Machado de Assis, Carolina Maria de Jesus, Lima Barreto, além do escritor Luiz Alberto Carlos.

(Fonte/ Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaDestaqueEducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/01/biblioteca-promove-edicao-online-da-zumbiteca/

Apoio