Jundiaà segue no estado de Observação após chuvas de novembro
Uma chuva forte e generalizada atingiu o municÃpio de Jundiaà no inÃcio da tarde desta segunda-feira (30). Com grande volume de água, diante do curto perÃodo de tempo, o escoamento acontece de forma lenta. O acumulado de chuvas em novembro/2020, até as 17h30 de ontem, estava em 197 mm. O volume de chuva esperado para todo o mês de novembro, considerando a média dos últimos 8 anos, é de 258 mm.
De acordo com o boletim da Defesa Civil, nas últimas horas foram registrados os seguintes Ãndices pluviométricos no municÃpio:
- Roseira: 27 mm
- Jardim Florestal: 20 mm
- Jardim Tamoio: 14 mm
- Fazenda Grande: 13 mm
- Vila Graff: 10 mm
- Jardim Santa Gertrudes: 7 mm

Ocorrências
A Defesa Civil foi comunicada da queda de duas árvores. As ocorrências foram encaminhadas à Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). A equipe da Defesa Civil realizou vistorias preventivas na tarde desta segunda-feira (30), mas nenhuma situação grave foi registrada, até o momento. As condições climáticas seguem em monitoramento pelo órgão. Jundiaà se encontra no estado de OBSERVAÇÃO.
Previsão
A tendência para os próximos dias da semana é que sejam semelhantes ao de hoje, com sol e calor pela manhã, seguido por pancadas de chuvas à tarde e à noite.
Todo munÃcipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou (11) 4586-0666. O órgão orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.
É importante que todo cidadão fique atento, nestes episódios de chuvas, para eliminar os criadouros de mosquitos transmissores da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Deve-se sempre observar se há água parada nos vasos e pratos de plantas, água parada em calhas, manter o lixo bem fechado e no interior das lixeiras, e verificar a presença de possÃveis depósitos de água no interior do imóvel (caixa d’água, pneus, garrafas e outros).
(Fonte/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)