Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Educação apresenta aos diretores da rede novo formato da SAP 2021

Publicada em 03/12/2020 às 09:31

Em 2021, a Semana de Atualização Pedagógica (SAP) passará a ter a duração de todo o primeiro semestre. A apresentação do novo formato foi feita nessa terça-feira (01) pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) a todos os diretores das unidades escolares da rede. A fim de respeitar os distanciamentos e protocolos necessários, os convidados foram recebidos em horários espaçados no Complexo Argos, onde receberam os convites na forma de “caixas da Natureza”. O construção do novo formato pela UGE contou com a importante participação do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi).

A proposta do formato do convite é exatamente a de incentivar o pensamento fora da caixa. Cada uma continha uma carta, que estendia o convite a toda a rede e com as orientações para o evento. Continha também o livro “Brinquedos do chão – Natureza, o Imaginário e o Brincar”, para que as escolas estudem seus conceitos e possam ter um encontro especial com seu autor, Gandhy Piorski, que participará do encerramento desta edição. E nas caixas havia também ‘preciosidades da cidade’, como sementes coletadas de árvores da cidade, que servirão mde inspiração para as atividades que serão realizadas pelas equipes das escolas. Isso tudo tem a ver com a proposta do desemparedamento e exploração dos espaços pedagógicos para além do ambiente escolar, cada vez mais presentes”, explica a diretora do Departamento de Formação da UGE, Tânia Gurgel.

Convite em forma de “caixas da Natureza” continham “preciosidades da cidade”

O Semestre de Atualização Pedagógica (SAP), a partir de agora, terá como abertura quatro palestras nos dias 25 e 26 de janeiro do ano que vem, sempre às 9h e às 14h. Serão palestrantes neste primeiro encontro o educador italiano Francesco Tonucci, do pneumologista pediátrico dr. Alfonso Alvarez, da educadora argentina Maria Victória Alfieri e da autora de livros didáticos e doutora em Matemática Eliane Reame.

As atividades serão transmitidas pelos canais da TVEC no Facebook, YouTube e a cabo (canal 24 da NET) e poderão ser acompanhadas não só pelos educadores da rede, como por toda a população.

Na sequência, entre fevereiro e junho, estão programadas ‘lives” mensais, sempre numa quarta-feira, com o objetivo de dar andamentos à prática formativa constante da rede, subsidiando-a para a adaptação ao novo contexto escolar em decorrência da pandemia.

O Encerramento da SAP irá coincidir com o retorno das férias de julho e início do segundo semestre. Nos dias 22 e 23 de julho, entre atividades presenciais (respeitando os protocolos mantidos até o período) e remotas, serão propostos aos educadores diversos workshops e vivências, envolvendo espaços como parques, praças, jardins, ruas e diferentes equipamentos educacionais e culturais do Município.

A fim de respeitar os distanciamentos e protocolos necessários, convidados foram recebidos em horários espaçados no Complexo Argos

(Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ / Fotos: Fotógrafos PMJ)


Leia mais CidadesDestaqueEducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/03/educacao-apresenta-aos-diretores-da-rede-novo-formato-da-sap-2021/

Apoio