Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Doze escolas municipais de Jundiaí passam por revitalização

Publicada em 07/12/2020 às 09:40

Ao longo deste ano, 12 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) passaram por diferentes reformas e ampliações, que visam propiciar mais conforto e bem-estar dos alunos, funcionários e à comunidade escolar. O investimento total realizado em todas as unidades é de R$ 14 milhões. Estas escolas ficam em diferentes regiões do município.

Segundo a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, todas as melhorias que estão em andamento nos prédios das unidades de ensino fazem parte do Programa Escola Inovadora. “Este conceito tem como eixos a ambientação das escolas, a formação dos educadores e a boa qualidade do ensino”, destacou Vasti.

EMEB Candelário é uma das 12 escolas municipais de Jundiaí que passam por melhorias

Com quase 4.500 m² em construção, a EMEB Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, encontra-se com mais de 75% pronta, na fase de finalização de alvenaria, tanto na cobertura quanto na abertura no terceiro pavimento, revestimento de gesso em paredes internas e outros ajustes. 

Em ritmo acelerado, também foram instalados elementos translúcidos (que permitem a passagem da luz) da quadra coberta interna do prédio. Já na área externa, há a execução da fundação do reservatório elevado de concreto armado, muros de divisa e arrimo, drenagem e tubulação de água. Ainda faltam a pintura e a terraplanagem da praça lateral (a ser revitalizada). 

Na Vila Esperança, a reforma da EMEB Amélia Lima Lopes, que tem crianças de 4 e 5 anos matriculadas, está avançada e recebe revisão do telhado, troca de portas, substituição de lavatórios e outros ajustes elétricos. Mais de 70% das manutenções já foram finalizadas. 

No Medeiros, houve reforma e ampliação na escola Aparecida Merino Elias, com seis salas de aula, dois sanitários, parque infantil de 300 m² e a readequação da copa. Há ainda o assentamento do piso cerâmico externo, rodapé e instalação dos vasos sanitários, quadro elétrico e das luminárias. 

De acordo com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), a EMEB dos Sonhos Professor Anézio de Oliveira, que atende 447 crianças entre 4 e 10 anos, já tem a cobertura da quadra poliesportiva de 889 m² e a obra segue em fase final de execução, com 95% dos trabalhos concluídos. Houve ainda melhorias no alambrado externo e vestiário.

Localizada no bairro da Roseira, a escola Oscar Augusto Guelli também recebeu a nova cobertura na quadra poliesportiva e aguarda pequenos reparos para ter sua reforma finalizada. E na EMEB Rotary Club, a estrutura da quadra está completamente montada, pronta para a colocação do telhado.

Santa Gertrudes 

A revitalização da EMEB Wilma Nalin Fávaro, no Santa Gertrudes, encontra-se em fase final. Serviços como demolição e reconstrução do piso do solarium já foram finalizados, assim como a revisão no telhado, calhas e rufos, impermeabilização, novo revestimento cerâmico nas paredes do corredor e nos pisos das salas de aulas, além de outros ajustes pontuais. 

No mesmo bairro, a Emeb Mercedes Basile Bonito conta com 80% das obras concluídas e está na fase de instalação de torneiras dos bebedouros, execução de drenagem pluvial e pintura.

Já a melhoria da escola Reynaldo Montalvão Basile contou com a reforma dos sanitários, portões metálicos, substituição das portas de madeiras, construção de depósito, revitalização do playground, sistema de drenagem e pintura geral da unidade. 

No Jardim Bonfiglioli, a revitalização da Emeb Brigida Gatto Rodrigues incluiu revisões no espaço total da escola, remoções e novo revestimento em paredes. Além disso, houve a substituição dos lavatórios de alvenaria por inox e reforma dos sanitários e vestiários. 

Devido à pandemia do Coronavírus, as obras em andamento nas 12 escolas de Jundiaí devem se encerrar no primeiro trimestre de 2021. 

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais DestaqueEducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/07/doze-escolas-municipais-de-jundiai-passam-por-revitalizacao/

Apoio