Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí inicia programação dos 365 anos com adesão à Rede Urban95

Publicada em 10/12/2020 às 09:39

Como início da programação em comemoração pelos 365 anos de Jundiaí, o prefeito Luiz Fernando Machado assinou na tarde desta quarta-feira (09) o termo de compromisso que insere o Município na Rede Urban95, sob a tutela da Fundação holandesa Bernard van Leer. O reconhecimento, dado a apenas 14 Municípios brasileiros, é resultado das práticas de Jundiaí na priorização de políticas públicas e de agenda voltadas principalmente à Primeira Infância (por esse motivo a referência a 95 centímetros, altura média máxima de uma criança com até três anos).

Assinatura e adesão à Rede Urban95 deram início à programação de aniversário da cidade

Com a adesão, foi também lançada a campanha Jundiaí Pé de Infância, proposta pela Allma Hub, que também integra a Rede Urban95. Com a novidade, diversos pontos da cidade receberão intervenções artísticas como forma de incentivo não somente à brincadeira, ao cantar e ao contar histórias, mas também à mudança de olhar e perspectivas, por parte dos cuidadores e do Poder Público em dar ouvidos, voz e vez para as crianças.

O ato no Paço Municipal marcou também o lançamento do site oficial do programa Cidade das Crianças, desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) e pela Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC). No site poderão ser acompanhadas a programação do aniversário de 365 anos da cidade e as transmissões online, já que os eventos não serão abertos ao público.

Para Luiz Fernando, assinatura propõe uma mudança de comportamento e olhares. “A Infância, que já é protagonista na cidade, tornou-se também protagonista desta programação de aniversário. Hoje consolidamos o resultado de muito trabalho, de muito planejamento e de muitos investimentos. Quando a criança recebe investimentos, ela é a melhor alternativa de transformação na comunidade. Por isso faço meus votos de que desta parceria possam surgir inúmeras políticas públicas”.

A representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Claudia Vidigal, fez seus votos de vida longa à parceria com o Município. “É com muito orgulho que damos as boas-vindas a Jundiaí à Rede Urban95. Estamos sempre à procura de Municípios para estabelecermos parcerias, recursos, inovações e assessorias técnicas e encontramos em Jundiaí, no prefeito Luiz Fernando e em sua equipe técnica um terreno muito fértil. Que seja uma parceria de vida longa”.

A representante da Allma Hub Cecília Galoro também comemorou a parceria. “Neste ato celebramos os cidadãos do futuro de Jundiaí. O que acontece na infância não permanece na Infância e a diferença que essas crianças vão fazer no futuro de Jundiaí certamente será fruto do que estamos construindo hoje. Por meio da campanha Pé de Infância, queremos provocar toda a sociedade a mudar de comportamento em relação às crianças, para que elas se tornem protagonistas e cresçam com todas as suas possibilidades e integridades”.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, o momento é de celebração. “Neste aniversário, a Prefeitura dá de presente para a cidade uma atenção e um olhar especiais à Infância. Este já era um assunto sobre o qual debruçávamos, mas que passa a ser cada vez mais concreto e voltado, principalmente à Primeira Infância, aos primeiros e decisivos anos na vida de todo ser humano”.

A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, reforça as potências que a parceria traz. “A importância da Fundação e da Rede Urban95 traz para Jundiaí a possibilidade de despertar na sociedade uma mudança que já propomos nas escolas da rede e no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisa da Infância (Ciempi). A ideia é que, a partir de agora, a cidade vivencie e valorize todo e qualquer espaço que dê à criança as suas possibilidades e potências enquanto cidadãs”.

Paço Municipal já recebeu as primeiras intervenções propostas pela campanha Pé de Infância

Representando o Jardim Fepasa, por onde será iniciada a aplicação da campanha Pé de Infância, a agente de desenvolvimento local Maria Luziana Santos participou da assinatura com a irmã Rayssa Oliveira, de dois anos e sete meses, que ficou encantada com a vista da cidade do alto do Paço Municipal. A pequena é aluna da Emeb Carla Andressa Sinigalia e representou todas as crianças da cidade. “Venho acompanhando as ações da Prefeitura e fico muito feliz de participar desta assinatura, que trará políticas públicas importantes para as crianças do bairro e de toda a cidade”.

Mais programação de aniversário

O próximo evento da programação está previsto para esta quinta-feira (10), às 8h, com a entrega da praça para as crianças no Jardim Fepasa e os lançamentos das ações da campanha Pé de Infância e o início da pintura do ponto de ônibus. Assim como toda a programação, a entrega virtual da praça poderá ser acompanhada no site do Cidade das Crianças.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2020/12/10/jundiai-inicia-programacao-de-aniversario-com-adesao-a-rede-urban95/

Apoio