Jundiaí realiza 1º Congresso de Esporte, Saúde e Movimento totalmente online
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), promove de 14 a 18 de dezembro, na semana do aniversário da cidade, a primeira edição do Congresso de Esporte, Saúde e Movimento. O evento será virtual, terá o tema “Cidade Saudável, Esporte por Toda a Vida” e contará com a apresentação de 56 trabalhos elaborados pelos Educadores Esportivos da UGEL, além de quatro mesas temáticas.
A primeira mesa temática do Congresso reflete a visão e o olhar do poder público sobre os desafios, metas e avanços na construção de um modelo de cidade saudável por meio da discussão de políticas públicas que estabeleçam e promovam o desenvolvimento das áreas intersetoriais e estimulem o crescimento econômico de maneira sustentável.
O encontro on-line poderá ser acompanhado pela TVTEC Jundiaí (canal 24 da NET, Facebook e Youtube), TV Câmara (canal 4 da NET, redes sociais e site) e pelo Instagram e Facebook do TIME Jundiaí, do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) e da Escola Superior de Educação Física (ESEF).
Nas redes sociais do TIME Jundiaí, o internauta ainda poderá acompanhar 17 painéis eletrônicos em formato de imagem, fazer comentários, perguntas e interagir com os participantes do evento.
As mesas temáticas serão transmitidas ao vivo pela TVTEC e trarão informações relativas ao tema “Cidade Saudável”, a ser debatido por gestores de Jundiaí e convidados com conhecimento do tema.
“A concepção das mesas temáticas propostas pela UGEL neste congresso defende e reforça a ideia de que é necessário pensar as políticas públicas de esporte para além das ‘quatro linhas’. O esporte deve ser um dos protagonistas na construção de uma cidade saudável”, ressalta Felipe Bonança, supervisor do Departamento de Esporte Educacional e Participação da UGEL.
Os trabalhos apresentados no congresso foram elaborados a partir de seis eixos temáticos: pacto pelo esporte e vida saudável, gestão e políticas públicas, eventos, preconceito e assédio no esporte, valores olímpicos e paralímpicos e esporte e pandemia.
Segundo Luiz Trientini, gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, este congresso virtual marca o registro de mais de 35 anos de história da prestação de serviço público relacionado ao esporte na cidade. “Neste período, não foi produzido um documento que consolide a atuação desses servidores junto aos munícipes, sejam eles crianças, jovens e adultos. É a primeira oportunidade de documentação e publicação de uma parte dessa história, acessível a todos pela internet”, destacou Trientini.
Abertura
A abertura oficial do 1º Congresso de Esporte, Saúde e Movimento será feita na Câmara Municipal pelo gestor da UGEL nesta segunda-feira (14), às 8h, com transmissão pela TV Câmara e também na página do Facebook do TIME Jundiaí.
Além da apresentação dos trabalhos, a programação do evento inclui uma “live” especial por dia, transmitida pela TVTEC Jundiaí sempre das 14h30 às 15h30. No dia 14 de dezembro, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, abordará o tema “Jundiaí, Cidade Saudável” em uma mesa temática que contará com a presença da gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques. No dia 15, haverá a participação de Thomaz Ramalho, da ONU Habitat. Em 16 de dezembro, a “live” será com André Ferrazzo, do Instituto de Arquitetos do Brasil, e no dia 17 o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças de Jundiaí (UGGF), José Antônio Parimoschi, abordará o Tema “Como planejar para o futuro: Cidade das Crianças”. Ao lado de Parimoschi, estará o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni. No dia 18 de dezembro, o gestor da UGEL, Luiz Trientini, encerrará o congresso.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)